microbiologia

Microbiologia: saiba tudo sobre o livro de Gerard J. Tortora

Clássico da literatura da área da saúde, “Microbiologia”, de Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke e Christine L. Case, é um dos livros mais recomendados pelos professores. Além disso, é um dos mais procurados pelos alunos nas bibliotecas tanto físicas quanto digitais.

Assim como os demais livros dos campos da medicina e da saúde, o estudo de microbiologia é fundamental para o desenvolvimento da carreira dos futuros profissionais.

Entender esta área é imprescindível para compreender fenômenos, que estão diretamente relacionados à condição clínica dos pacientes.

O que estuda a microbiologia?

Esta é a ciência que estuda os micro-organismos. Ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio, por exemplo.

A primeira utilização de um microscópio para observar micro-organismos foi realizada, em 1665, pelo pesquisador inglês Robert Hooke.

Apesar de rudimentar, se comparado com os modelos disponíveis hoje, o equipamento de Hooke foi um importante avanço no século XVII.

As pesquisas na área evoluíram muito nos últimos anos. Estima-se que apenas 1% de todas as espécies de micro-organismos do planeta não tenham sido catalogadas ainda.

Assim, a microbiologia é fundamental para estudar bactérias, fungos e vírus e suas relações com os seres humanos. Atualmente, a maioria dos trabalhos é feita com métodos de bioquímica, biologia molecular e genética.

Entenda como a microbiologia é abordada no livro

A 12ª edição de “Microbiologia” mantém as características que tornaram o livro tão bem-sucedido. A obra trata, de forma didática, todas as novidades que existem neste campo de estudo em constante mudança.

Neste sentido, o livro aborda os conceitos envolvendo os micro-organismos. Além disso, analisa a patologia deles, já que muitos provocam doenças.

Separado em 5 partes, o livro tem 28 capítulos e 5 apêndices. Veja:

Parte 1 – Fundamentos de Microbiologia

Apêndice C. Pronúncia de nomes científicos

Apêndice D. Radicais utilizados em microbiologia

Apêndice E. Classificação dos procariotos de acordo com o Bergey’s Manual

Conheça os autores de “Microbiologia”

“Microbiologia” foi escrito por por Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke e Christine L. Case, renomados autores da literatura médica.

Gerard J. Tortora – Gerard Tortora é professor de Biologia e ex-coordenador no Bergen Community College New Jersey, onde atualmente ensina anatomia humana e fisiologia, além de microbiologia.

Berdell R. Funke – Bert Funke fez graduação, mestrado e doutorado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Kansas. Durante sua atividade profissional, atuou como professor de microbiologia na North Dakota State University.

Christine L. Case – Christine Case é microbiologista certificada e professora de microbiologia na Skyline College em San Bruno, Califórnia, onde leciona há 44 anos.

“Microbiologia” na Minha Biblioteca

Biblioteca digital com mais de 7 mil títulos disponíveis, a Minha Biblioteca possui um acervo completo na área da saúde e medicina. Disponível na plataforma, “Microbiologia” é um dos livros mais acessados por alunos e professores.

Com a vantagem de ser levado para qualquer lugar – basta ter um dispositivo eletrônico com acesso à internet –, o conteúdo fica disponível para consulta a qualquer hora.

A Minha Biblioteca também possui várias funcionalidades como:

– Realce de cor;

– Anotações;

– Pesquisa por palavra-chave;

– Marcador de página;

– Entre outros.

Descubra se a sua instituição de ensino conta com a Minha Biblioteca. Caso contrário, a IES pode solicitar uma proposta.

Agora, se você quer ter acesso ao conteúdo de “Microbiologia”, a Minha Biblioteca disponibiliza uma loja virtual. Nela, é possível comprar o livro ou os capítulos separadamente.