Sete livros de anatomia humana que todo estudante deve conhecer

Os cursos de saúde precisam contar com um amplo acervo de livros de anatomia humana atualizados para que os estudantes aprimorem os seus conhecimentos na área. O suporte teórico permite aos alunos conhecer as estruturas do corpo humano e como elas funcionam, além de entender os termos técnicos da anatomia.

Neste artigo, selecionamos uma lista com os sete melhores livros de anatomia humana. Além disso, explicamos por que contar com um acervo digital atualizado é fundamental para as instituições de ensino que buscam ampliar a satisfação dos alunos e facilitar o acesso ao conhecimento. Confira!

Sete livros de anatomia humana essenciais para estudantes de medicina

A seguir, listamos sete obras consagradas que abordam a anatomia humana básica para promover um aprendizado de qualidade aos estudantes. Confira!

1. NetterAtlas de Anatomia Humana, de Frank H. Netter, 7ª edição

A obra conta com aproximadamente 100 ilustrações e foi atualizada conforme sugestões de profissionais e estudantes. Sob uma visão clínica, o título explora o conteúdo de forma bem clara. A 7ª edição tem uma seção com uma perspectiva geral dos sistemas, com anatomia de superfície, vasos linfáticos e nervos.

O livro de anatomia humana apresenta 25 novas ilustrações de Carlos A. G. Machado que mostram as lâminas faciais do pescoço, as veias profundas da perna, as bolsas do quadril, a vasculatura da próstata e outras áreas de visualização pouco acessíveis, como a fossa infratemporal. O leitor também confere, no fim de cada seção, tabelas de músculos com resumos rápidos.

2. Atlas de Anatomia Humana, de Patrick W. Tank e Thomas R. Gest, 1ª edição

O livro de Tank e Gest, publicado em 2009, é didático e com uma abordagem educacional que facilita o aprendizado dos estudantes. O conteúdo se mostra adequado às necessidades básicas do estudo da anatomia, com organização temática e conteúdo didático.

3. Sobotta — Atlas de Anatomia Humana, de Robert Heinrich Johannes Sobotta, 3ª edição

A 3ª edição da obra de Sobotta apresenta um estudo de caso por capítulo, para que o estudante se aproxime da prática. A fim de promover uma trilha de aprendizagem bem definida, o livro de anatomia humana mostra a visão geral do conteúdo, aponta detalhes nas peças anatômicas e suas correlações clínicas.

4. Anatomia orientada para a clínica, de Arthur F. Dalley Moore, 8ª edição

O título conta com uma visão consistente e acessível para o estudo da anatomia. Com várias atualizações e novos assuntos, a 8ª edição da obra contém os avanços da aplicação clínica da anatomia. O livro apresenta como um dos destaques os boxes de correlações clínicas, além dos resumos de tópicos abordados em cada capítulo.

5. Anatomia Humana, de Frederic H. Martini, Michael J. Timmons e Robert B. Tallitsch, 6ª edição

A obra foi criada pensando em ser um material que facilita o estudo e entendimento da anatomia humana, apresentando um texto didático e diversos detalhes visuais para complementar o aprendizado.

6. Anatomia Humana, de Kent M. Van de Graaff, 6ª edição

Servindo como base para os estudos da anatomia, a obra busca explicar de maneira clara e objetiva os principais tópicos da anatomia humana, com ilustrações precisas e coloridas que ajudam no conhecimento da estrutura do corpo humano.

7. Anatomia Humana, de John A. Gosling, 6ª edição

O aluno pode encontrar neste livro de anatomia humana várias fotografias coloridas de alta qualidade que mostram dissecções do corpo humano. A obra ainda tem desenhos sistematizados e imagens diagnósticas para facilitar o estudo da maneira mais realista possível, relacionando o conteúdo com a prática clínica.

Acervo digital é a melhor solução de e-books para faculdades que querem se modernizar

Diante da necessidade de aprofundar conhecimentos por meio de livros como os que abordam a anatomia humana, as universidades e faculdades precisam se modernizar para oferecer melhores condições de aprendizado e facilidade de acesso aos alunos. Dessa forma, o acervo digital se apresenta como uma solução eficaz e acessível para as instituições de ensino superior.

A biblioteca digital elimina a fila de espera por empréstimos de livros na biblioteca da instituição, além de reduzir custos de manutenção e atualização e o espaço do acervo físico  para abrigar e organizar as obras. Com isso, as instituições que investem em um acervo digital conseguem otimizar os recursos que seriam empregados na gestão do acervo físico.

Quais os principais benefícios de uma biblioteca digital?

As instituições de ensino que investem em uma biblioteca com acervo digital estão em conformidade com as normas do Ministério da Educação (MEC), promovem acesso rápido e simultâneo a milhares de títulos atualizados e facilitam a consulta das obras para apoiar docentes na atualização das ementas e estudantes em seus trabalhos acadêmicos. Entenda mais cada uma dessas vantagens.

Facilidade de busca

O usuário com acesso a um amplo acervo digital consegue fazer pesquisas sobre um tema por meio de um avançado sistema de busca integrada por meio de palavras-chave, título, autor e ISBN do livro. Esse recurso facilita a rotina de estudos dos alunos ao permitir encontrar com rapidez os resultados de busca mais relevantes.

Acesso de qualquer lugar

Outros benefícios importantes do acervo digital para a instituição e sua comunidade acadêmica são a facilidade, praticidade e conveniência de poder acessar o material disponível de qualquer dispositivo, como tablet, computador ou smartphone com acesso à internet. A mobilidade de acesso ao conteúdo permite que os estudantes consigam aproveitar mais o acervo para o aprendizado do curso em qualquer hora e lugar.

Conformidade com os requisitos do MEC

O Ministério da Educação exige que as instituições de ensino superior mantenham um amplo catálogo de e-books atualizados para os alunos de forma a oferecer maior qualidade de ensino e formação profissional. Com isso, além de aumentar a satisfação dos docentes e estudantes, as instituições que contratam uma biblioteca digital têm mais chances de aumentar seu conceito junto ao MEC.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca foi criada com o objetivo de fornecer o melhor conteúdo acadêmico do país para instituições de ensino superior. A plataforma digital, com mais de 10 mil títulos técnicos, acadêmicos e científicos é utilizada por mais de 800 instituições e mais de 4 milhões de usuários.

As obras são divididas em  catálogos segmentados em sete áreas do conhecimento: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras & Artes. Com isso, o conteúdo atende à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação.

Quer saber mais sobre  os catálogos Medicina e Saúde da Minha Biblioteca? Entre em contato conosco e descubra os benefícios para sua instituição.

Se você gostou deste artigo, confira outros títulos em nosso blog: