Conheça 4 livros essenciais para Introdução ao Estudo do Direito

Direito é um dos cursos mais tradicionais e, por isso, carrega grande status social. Seu estudo abrange uma grande gama de temas que vão se tornando cada vez mais específicos ao longo do curso e da prática profissional.

É muito importante que os estudantes, desde a Introdução ao Estudo do Direito, tenham acesso às principais obras da área para construir uma base sólida de conhecimento que será essencial durante toda a carreira.

Neste artigo, você vai conferir quais são os quatro livros fundamentais para ajudar você na Introdução ao Estudo do Direito.

Introdução ao Estudo do Direito: entenda a sua importância

Ao longo da história, o estudo do Direito vem desempenhando importante papel na sociedade. O seu elevado status está muito associado ao fato de, ao longo da sua existência, ter relação com áreas como sociologia, filosofia e até mesmo artes e literatura, além da sua linguagem erudita.

Profissionais renomados e experientes da área reconhecem que um dos pontos cruciais para uma boa atuação é compreender a constante necessidade de se manter atualizado, ressignificando conceitos e aspectos diante das diversas situações de injustiça.

O Direito é fundamental para a construção de uma vida em sociedade mais justa, uma vez que regulariza as ações dentro das organizações sociais por meio dos estudos e da aplicação de leis.

Qual o valor da leitura de clássicos para o estudo do Direito?

O objeto da Introdução ao Estudo do Direito engloba a visão de conjunto do Direito, os conceitos gerais do Direito e as técnicas jurídicas.

É por meio do estudo desses três pilares que todos os estudantes de Direito fazem os seus primeiros contatos com essa ciência para construir um repertório conceitual e intelectual para se aprofundar em temas muito mais complexos e específicos ao longo do curso.

A leitura das obras clássicas e das principais referências recomendadas é fundamental durante essa trajetória para que os estudantes superem os primeiros desafios do curso de Direito e entendam em quais contextos deverão estudar e possivelmente atuar profissionalmente.

4 livros essenciais para auxiliar o estudante na Introdução ao Estudo do Direito

Os estudantes dos primeiros semestres de Direito ou até mesmo aqueles que estão se preparando para fazer vestibular e já decidiram que querem fazer esse curso podem sentir certa dificuldade para reunir os principais livros da área.

Por isso, selecionamos quatro livros fundamentais para todo estudante que deseja construir uma base sólida sobre Introdução ao Estudo do Direito. Confira!

Direito Constitucional, 6ª edição – Rodrigo Padilha

Com o objetivo de ser didática e com linguagem acessível, esta obra aborda toda a teoria da Constituição, abrangendo as funções precípuas, os objetivos, as classificações e os conceitos.

O autor analisa de forma cuidadosa quais são os modernos métodos de interpretação e a hermenêutica da Constituição, tudo isso por meio de uma leitura eficaz e agradável, principalmente para estudantes que têm o tempo limitado para se dedicar a leituras.

Sem dúvida, essa obra é fundamental para compreensão da Constituição.

Fundamentos de Direito para Negócios, 1ª edição – Edmar de Oliveira Andrade Filho

Esta obra aborda os fundamentos do Direito especificamente para negócios por meio de questões práticas que causam impacto direto na vida das pessoas e nas empresas. O autor apresenta resumos em formato de esquemas de fácil compreensão e diversos exercícios sobre cada capítulo para otimizar a compreensão dos leitores.

Os estudantes encontram conteúdo rico e prático sobre diversas áreas do Direito, como:

Tudo isso é apresentado de forma simples e objetiva para a compreensão de temas, como empreendedorismo e livre concorrência, cumprimento de obrigações fiscais, direito do consumidor, aplicação de normas jurídicas, órgãos estatais, entre outros.

Direito Penal Estruturado, 1ª edição – Rogério Greco

Os estudantes encontram conteúdo completo sobre Código Penal de forma compacta. O principal objetivo do autor é promover uma compreensão simples, que possibilite consultas práticas e otimize estratégias de memorização.

Neste livro, tudo sobre Direito Penal está estruturado por meio de esquemas gráficos, conceitos resumidos e chaves para que os estudantes façam consultas e entendam sem grande dificuldade os pontos abordados.

Esta é uma obra inovadora que se tornou referência para estudantes de Direito que estão nos primeiros semestres do curso, para os mais avançados que precisam revisitar conceitos e para aqueles que estão se preparando para concursos. É um grande guia também para os profissionais que atuam diariamente na área penal.

Noções Essenciais de Direito, 6ª edição – Nelson Palaia e Murilo Angeli dos Santos

O objetivo desta obra é preparar os estudantes para vencer diversos desafios e obstáculos ao longo do curso de Direito. Por isso, os autores discorrem sobre os temas mais relevantes da área como a Lei de Franquia Empresarial, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, contrato de transportes, franquias, e-commerce, Lei de Liberdade Econômica, alterações no Código Civil, CLT, entre outros.

Este livro basicamente sintetiza os vários conceitos da área de Direito com o compromisso de compartilhar informação de qualidade, mas de forma simples e com linguagem acessível.

Tenha acesso a um grande acervo jurídico com a Minha BIblioteca

Agora que você já sabe quais são as principais obras para ajudar na Introdução ao Estudo do Direito, um grande desafio pode ser ter acesso a elas.

Conheça a Minha Biblioteca, plataforma digital que oferece todos esses livros e milhares de outras obras que são referência e fazem parte da bibliografia obrigatória e complementar do curso de Direito.

Essa biblioteca digital conta com um amplo catálogo de títulos acadêmicos, técnicos e científicos em português, atualizados mensalmente e publicados por 15 grandes editoras do país e mais de 38 selos editoriais, abrangendo obras para mais de 400 cursos de graduação.

Os estudantes podem acessar as obras a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet, fazendo anotações e marcações de texto para facilitar a leitura e o aprendizado.

Conheça a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é a maior plataforma de conteúdos acadêmicos com mais de 10 mil títulos e um acervo digital completo para a área jurídica, formado pelas principais editoras da atualidade. Oferece a melhor solução tecnológica para você e seus estudos. Além de mobilidade e praticidade, a Minha Biblioteca proporciona outros benefícios e facilidades para o estudo, como:

  • Anotações e Realce de cor
  • Leitor em voz alta
  • Marca-página
  • Sistema de busca integrada por palavra-chave, ISBN, título e autor, entre outros

Disponibilizando milhares de títulos acadêmicos e científicos a qualquer hora e lugar, a plataforma inovadora e eficiente apoia o aprendizado e formação de mais de 4 milhões de usuários em mais de 800 instituições em todo o país.

Entre em contato conosco e saiba como ter a Minha Biblioteca na sua IES.

Gostou deste artigo? Confira outros títulos no nosso blog: