4 aspectos que comprovam a qualidade das IES

4 aspectos que comprovam a qualidade de uma IES

Após a conclusão do ensino médio, muitos jovens vão em busca da instituição de ensino superior ideal para cursar uma graduação.

Alguns fatores podem ser determinantes nessa decisão, como a experiência de familiares e amigos com a instituição, grade curricular, reputação, questões financeiras, infraestrutura etc.

No entanto, o fator que mais pesa na decisão é a qualidade da instituição de ensino, em vista que essa característica é muito valorizada no mercado de trabalho.

Veja, a seguir, alguns dos principais critérios de escolha da instituição de ensino superior por parte dos alunos.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Diferenciais competitivos para uma instituição de ensino superior

Oferecer um alto padrão de qualidade e eficiência na instituição de ensino proporcionará uma experiência educacional completa e única, o que facilitará a atração e retenção de alunos.

Dessa forma, a instituição de ensino superior que deseja se manter competitiva no mercado deve verificar a qualidade do ensino, do corpo docente e da infraestrutura, além de acompanhar as novas tendências na educação e tecnologias digitais.

Leia também: Veja as tendências, desafios e desenvolvimentos essenciais para o ensino superior

Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é aproveitar os benefícios da transformação digital na educação para enriquecer o ensino e a aprendizagem, com melhorias diretas à experiência do aluno.

De acordo com uma pesquisa realizada pelos acadêmicos Mund, Durieux e Tontini, na Universidade Regional de Blumenau, a característica mais valorizada de uma IES é ser reconhecida como uma instituição de qualidade pelo mercado de trabalho e pela sociedade. Além disso, de acordo com os alunos entrevistados, alguns fatores determinam o nível de qualidade. Veja quais são:

• Professores com mestrado e doutorado

A qualificação do corpo docente é determinante para a qualidade do ensino. Afinal, os professores guiarão o aluno por todo o processo de aprendizagem. Bons currículos acadêmicos conferem à instituição de ensino mais credibilidade.

• Laboratórios de ensino equipados e atualizados

Os laboratórios são uma extensão do ensino, em vista que oferecem um aprendizado prático ao aluno. As instituições de ensino devem ter uma atenção especial para esse ambiente, oferecendo os equipamentos adequados e os recursos necessários para um aprendizado completo.

• Salas de aula confortáveis e modernas

A estrutura da instituição de ensino superior também possui papel de destaque na satisfação dos alunos. Dessa forma, é essencial proporcionar um ambiente favorável para os estudos, com salas de aula equipadas, modernas e confortáveis, o que é essencial para a assimilação do conteúdo.

• Biblioteca completa e moderna

A biblioteca é muito importante para os alunos de ensino superior, principalmente quando há a combinação do ambiente físico e online. Por meio dela, o aluno obtém novos conhecimentos, pesquisa informações e busca referências para incluir em seus trabalhos acadêmicos, tudo com a maior comodidade e qualidade possíveis.

biblioteca digital também é um diferencial para alunos, além de ser um aspecto que contribui com a avaliação do MEC.

Minha Biblioteca pode ajudar a fazer a diferença na sua instituição! A nossa plataforma digital de livros com mais de 7 mil títulos acadêmicos das principais editoras do país (Grupo A, Gen-Atlas, Manole e Saraiva), complementando a biblioteca física já existente na instituição de ensino superior.

Ficou interessado em nossa plataforma digital? Entre em contato conosco e solicite nossa proposta comercial!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!