fundamentos de fisiologia médica

Fundamentos de fisiologia médica: como estudar com os melhores ebooks

Conhecer os fundamentos de fisiologia médica é requisito elementar para os estudantes de ensino superior que buscam se formar na área de medicina e de saúde. Afinal, a disciplina de fisiologia é considerada uma das mais importantes dos cursos.

Por ser a ciência que estuda o funcionamento do nosso organismo, a matéria serve para apoiar o ciclo básico dos cursos, assim como embasar o ciclo clínico e todo o aprendizado.

Leia também: Conheça a importância dos livros digitais de medicina no início da graduação

A seguir, vamos entender melhor do que se trata.

O que é a fisiologia médica?

A palavra fisiologia vem do grego, em que physis e logos podem ser traduzidos como “conhecimento da natureza”.

O campo de atuação da fisiologia humana é o estudo das múltiplas funções moleculares, mecânicas, bioquímicas e físicas e processos que se passam no interior do organismo humano. Ou seja, é responsável por entender o funcionamento do corpo humano, envolvendo a função dos tecidos, sistemas e órgãos de cada parte do corpo.

Assim, a fisiologia médica deve conhecer as condições normais fisiológicas, identificar seu equilíbrio e saber quando tem algo alterado no funcionamento.

Um ramo complementar da fisiologia é a anatomia, que atua na análise da forma e da organização do corpo humano.

Qual a importância do estudo dos fundamentos de fisiologia médica?

Estudar os aspectos da fisiologia humana leva o aluno a construir uma compreensão dos princípios e conceitos básicos.

No entanto, este ramo continua em estágio muito dinâmico de descobertas, com novos conhecimentos gerados a cada dia. Logo, não só os estudantes de graduação, como os jovens profissionais e pesquisadores devem ficar atentos aos fundamentos da fisiologia médica e manter o processo de educação continuada.

Entre as áreas de maior desenvolvimento da fisiologia, vale destacar:

• a base molecular dos mecanismos celulares, principalmente a relação entre os genes e a função celular;
  • as relações entre o funcionamento da célula e o funcionamento global do complexo de órgãos do corpo.

Como estudar a fisiologia médica?

Com tantas especificidades e atualizações na área, os universitários precisam se preparar para estudar a fisiologia médica da melhor forma possível. Por isso, separamos algumas dicas:

– Entender a matéria: este é um campo de estudo que requer mais que memorização e o aprendizado exige o entendimento de cada estrutura do corpo humano.

– Antecipar-se às aulas: como o assunto não é simples, é importante se preparar e ir além das explicações em sala de aula, consultando os tópicos que serão ministrados nas aulas para tornar a compreensão mais fácil.

– Diversificar as formas de aprendizado: os alunos devem procurar mais informações do que o apresentado em livros e sala de aula, como vídeos, artigos científicos, publicações de revistas médicas, entre outros.

– Consultar livros que ajudam na explicação: busque a bibliografia básica e complementar indicada pelo professor para estudar os fundamentos de fisiologia médica de maneira rápida e simples.

Leia também: 6 boas práticas de como estudar a distância com ebooks da área de Saúde

Quais os principais livros de fisiologia?

Agora que você já conhece o conceito e ramo de atuação da fisiologia médica e sabe como estudar a disciplina, vamos trazer os principais livros que você deve ler, pesquisar e consultar. Confira:

1. Guyton & Hall Fundamentos de Fisiologia Médica

A clássica obra, dos autores John E. Hall e Arthur Clifton Guyton, conta com todas as informações essenciais que você precisa saber, com conteúdo abrangente, ajudando os alunos a memorizar e rever facilmente os conceitos.