Estratégias para captação de alunos

5 estratégias de captação de alunos do ensino superior

O número de instituições de ensino superior (IES) aumentou significativamente nos últimos anos. Com isso, criar estratégias de captação de alunos se tornou uma prioridade para o ensino.

De acordo com o mais recente Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2016 foram ofertados 33 mil cursos de graduação em 2.364 instituições de ensino superior. A tendência é que esse número aumente.

Com isso, o grau de competitividade pela captação de alunos voltou a crescer. Para que a IES se mantenha competitiva, o gestor deve investir em estratégias de marketing educacional, a fim de se diferenciar no mercado.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Dicas para otimizar a captação de alunos e gerar mais matrículas

Veja algumas estratégias que vão auxiliar a IES a captar alunos dos mais variados perfis.

1. Aposte em um diferencial

É necessário identificar um ou mais diferenciais que destaquem a IES da concorrência. Investimento em tecnologia, tradição no mercado e capacitação do corpo docente são diferenciais que fazem toda a diferença.

Além disso, vale fazer pesquisas entre os alunos para saber o que eles mais esperam de uma instituição de ensino superior e utilizar esses dados em sua estratégia.

2. Envolva toda a instituição de ensino superior

Para garantir bons resultados na captação de alunos é essencial mostrar que a instituição é consistente em todos os setores e capacitar os colaboradores para participar do processo de captação.

3. Desenvolva seu capital social

O fortalecimento do relacionamento entre IES e alunos é fundamental para a fidelização, inclusive, isso também ajuda no aspecto de recomendação dos cursos a amigos e familiares, proporcionando uma publicidade espontânea.

4. Divulgue os resultados dos exames e incentive os estudos

É importante compartilhar os indicadores de desempenho, como notas em avaliações nacionais e aprovação em vestibulares. No entanto, também é necessário fazer um trabalho de estímulo a quem ainda não alcançou bons resultados.

Disponibilize meios para que os alunos com dificuldade em disciplinas específicas possam procurar ajuda. Uma boa alternativa é disponibilizar aulas extras no ambiente virtual da IES, e-mail dos professores para tirar dúvidas, agendamento de horário para plantão de dúvidas com os professores, entre outras ações.

5. Use a internet a favor da IES

A IES deve acompanhar os avanços da tecnologia e disponibilizar plataformas digitais para que o aluno possa acompanhar seu histórico de notas e faltas e, até mesmo, encontrar conteúdos complementares das aulas, com o objetivo de ter uma experiência mais completa de aprendizagem.

Como a Minha Biblioteca pode ajudar na captação de alunos?

Minha Biblioteca representa um catálogo com as principais editoras de livros acadêmicos do país (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva).

Nossa biblioteca online oferece às instituições de ensino superior uma plataforma com livros 100% digital, com os principais títulos técnicos e científicos das mais variadas áreas de conhecimento.

A biblioteca digital é um diferencial importante para atrair os novos alunos, pois apresenta diversos recursos e funcionalidades que auxiliam os alunos na hora dos estudos e pesquisas, como marcadores de páginas, realces, anotações, e muitos outros. Além disso, facilita a elaboração de planos de aula otimiza a experiência dentro da sala de aula — um fator fundamental para a retenção ao longo da graduação.

Para saber um pouco mais sobre os diversos recursos da Minha Biblioteca, entre em contato com a nossa equipe e realize um trial da plataforma!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!