captação de alunos

Principais desafios para aumentar a captação de alunos na sua IES

Com o crescimento no número de instituições de ensino superior no Brasil nos últimos anos, a captação de alunos transformou-se em um tema de suma importância para os gestores.

Como se diferenciar em um mercado cada vez mais pulverizado? Como conquistar e manter um aluno matriculado até o fim do curso? Estas são as principais questões feitas pelos responsáveis por instituições de ensino no país.

Aumentar a captação de alunos significa manter a instituição funcionando. Veja neste artigo dicas e estratégias de como melhorar o desempenho nesta etapa tão importante para a gestão educacional.

Cenário de oportunidades

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 14% dos adultos brasileiros entre 24 e 64 anos haviam concluído o ensino superior no Brasil em 2015.

Ou seja, o número de pessoas elegíveis para entrar na universidade ainda é um grande mercado a ser explorado pelas instituições de ensino superior.

Outro levantamento feito pela Quero Educação mostra quais são os principais fatores que levam as pessoas a procurarem um curso de ensino superior.

Para 61% dos entrevistados, o valor da mensalidade é fundamental. A qualidade e a reputação da instituição vêm em segundo lugar com 18%, seguido da proximidade da residência, com 5%.

Estes dados apontam para os desafios da captação de alunos nas instituições de ensino. Para superar estas dificuldades é preciso ter estratégias bem alinhadas.

Veja quais são as principais estratégias para aumentar a captação de alunos

A instituição de ensino precisa investir fortemente em inovação do modelo acadêmico para atrair novos alunos e assim atuar na retenção dos estudantes que já fazem parte do corpo discente.

Trabalhar o marketing para melhorar a imagem da marca e aumentar as ofertas de opções de financiamentos são outras estratégias a serem adotadas.

A instituição de ensino deve atuar para divulgar histórias de sucesso de alunos e ex-alunos. Ao entrar no ensino superior, o estudante busca melhores condições de trabalho.

Ao mostrar trajetórias vitoriosas, a instituição cria um elo entre os interessados e os chamados embaixadores da marca, aqueles alunos que conquistaram uma boa vaga no mercado de trabalho.

Pensar localmente também é uma boa estratégia para aumentar a captação de alunos. Investir na comunidade na qual a instituição está inserida e fazer visitas às escolas da região faz com que haja uma maior afinidade entre os moradores e a universidade.

Marketing digital é fundamental

Quase todas as pessoas têm contas nas redes sociais atualmente e a instituição de ensino precisa ter uma presença constante nas mídias sociais para ser encontrada.

O conteúdo apresentado pela instituição deve gerar valor para o futuro aluno, fazendo com que o estudante tenha sempre em mente a marca da instituição.

Explorar o uso do e-mail marketing também é crucial. Criar listas segmentadas de acordo com o interesse dos possíveis candidatos, de acordo com as pesquisas realizadas no site, é um bom caminho a ser seguido.

Contar com formulários inteiramente on-line e oferecer boas condições tecnológicas são outras estratégias positivas a serem adotadas.

Saiba como trabalhar a retenção de alunos no ensino a distância

Relacionamento é fundamental

Mas, não basta apenas ter uma boa gestão de marca e forte presença no digital, se não investir no relacionamento pessoal.

Os atendimentos realizados na secretaria e na coordenação, além do acesso ao ambiente virtual, são extremamente importantes para gerar engajamento. A confiança na instituição ajuda tanto na captação do aluno, quanto na sua manutenção.

É preciso ter um calendário de ações com os alunos e futuros candidatos ao longo do ano e não somente durante o período de vestibular.

Biblioteca digital como ferramenta de manutenção

No dia a dia com diversas tarefas do trabalho e da universidade, contar com a praticidade da biblioteca digital pode ser um grande diferencial para os alunos.

A biblioteca digital disponibiliza o acesso a conteúdo de qualidade em qualquer dispositivo móvel com internet e proporciona mais motivação aos alunos.

A Minha Biblioteca, por exemplo, tem mais de 7 mil títulos acadêmicos disponíveis com diversas ferramentas que ajudam na pesquisa e estudo e pode ser adquirida por instituições de ensino que buscam ampliar o acesso à informação para seus alunos.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e saiba mais.