Um dos momentos mais estressantes no ensino superior é a rotina de estudos intensa no período de provas. Afinal, os estudantes precisam tirar boas notas para ficarem mais tranquilos no final do semestre, além de evitar exames e dependência de matérias.
Neste texto, você entenderá o que um professor pode fazer durante os períodos de provas para ajudar os alunos a manter a calma, a concentração e tirar boas notas.
Leia também: Humanização da educação: como tornar o ensino mais eficiente?
O que fazer antes das provas no ensino superior?
Antes de uma prova, é importante que os alunos se planejem para estudar. Por isso, é fundamental que os professores informem periodicamente as datas e os conteúdos a serem estudados.
Além disso, os docentes devem orientar os estudantes sobre a relevância de se manterem saudáveis fisicamente e psicologicamente e como fazer isso para absorver melhor os conteúdos estudados.
Também vale explicar para os alunos a real importância da avaliação em questão, os objetivos da prova e como o resultado da mesma será utilizado pela instituição no setor de notas.
Neste cenário, contar com uma biblioteca virtual permitirá que os alunos consigam organizar e executar melhor a sua rotina de estudos. Assim, eles poderão estudar em horários e locais mais tranquilos para manter a concentração na preparação para os exames.
Saiba mais: Como manter a atenção dos alunos com a ajuda de estímulos visuais
O que fazer durante as provas no ensino superior?
Outro momento bastante estressante para o aluno é justamente a hora em que ele está respondendo às questões. O nervosismo momentâneo pode fazer com que ele tenha mais dificuldade em realizar a prova ou até mesmo “dê branco” em alguma parte dela.
Para ajudar nesse momento, o professor pode incentivar a realização de técnicas de respiração, bem como se certificar de que o ambiente esteja agradável e silencioso, auxiliando na concentração.
Além disso, não é interessante ter uma postura ameaçadora na sala ou dizer frases que possam assustá-los. Procure mantê-los todos calmos e focados, porém se certificando de que os alunos não tentem passar “colas” entre si ou trapacear nos exames de qualquer outra forma.
O que fazer depois das provas no ensino superior?
Mesmo com o encerramento do período de provas, os estudantes do ensino superior precisam lidar com a ansiedade em saber o resultado do exame. Nessa situação, vale uma segunda conversa com a turma sobre a finalidade da avaliação e os resultados alcançados.
Você poderá fazer a correção em grupo com os alunos, resolvendo as questões que tiveram um maior número de erros e mostrando o que deve ser melhorado para a realização de novas avaliações.
A postura do professor em classe poderá auxiliar ou piorar a ansiedade dos alunos durante um período de provas. Por isso, é preciso firmar sua autoridade sem causar medo e pânico à classe.
Leia também: Educação do futuro: como melhorar e transformar a prática docente
Ao colocar essas dicas em prática, você verá melhorias tanto no rendimento dos alunos nas avaliações quanto na sua relação com a classe.
Como a Minha Biblioteca pode ajudar?
Neste contexto, é fundamental que os alunos tenham acesso aos principais livros acadêmicos da sua área de formação para pesquisar, estudar e realizar os trabalhos universitários.
Com a Minha Biblioteca, é possível oferecer uma forma flexível e prática para que seus alunos estudem. A biblioteca digital disponibiliza mais de 7 mil títulos em diversas áreas do ensino superior em uma plataforma intuitiva e fácil de ser utilizada.
A ferramenta pode ser acessada de qualquer lugar e a qualquer hora. Basta ter um dispositivo conexão com a internet. Assim, os alunos podem escolher os lugares e horários mais agradáveis para estudar.
Quer saber mais detalhes? Entre em contato conosco e conheça tudo o que a plataforma oferece para o desenvolvimento acadêmico dos alunos no ensino superior!