Tecnologia e Educação

Tecnologia e educação: 5 motivos para investir na Educação 4.0

Como já abordamos no texto “Como a Educação 4.0 impacta no ensino superior”, a educação 4.0 é fruto de toda a evolução tecnológica que tem ocorrido nos últimos anos. Nesse contexto, tecnologia e educação vêm andando juntas, adjacente à conectividade global e ao aumento do acesso ao conhecimento.

Hoje, existem diversas soluções que possibilitam grandes melhorias na forma como o aprendizado é transmitido em instituições de ensino, tais como soluções virtuais automatizadas, sistemas online de administração de lançamentos de datas e notas e, ainda, as bibliotecas digitais.

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre tecnologia e educação e quais são os cinco principais motivos para você investir na educação 4.0. Preparado? Então, continue com a gente!Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

1 – Formato atualizado de educação

O modo tradicional de ensino, que se resume a apenas aulas expositivas, várias informações anotadas em lousas e grandes livros que os alunos precisavam carregar, está ficando defasado com o passar do tempo.

Leia também: 5 dicas para tornar sua instituição de ensino mais inovadora no mercado

O modo de aprender deve estar sintonizado à realidade contemporânea, inovadora e tecnológica. Logo, aliar tecnologia e educação é essencial — e a educação 4.0 é a melhor maneira de aproximar uma instituição de ensino dessa nova realidade.

2 – Contato mais próximo com o aluno

As soluções tecnológicas da educação 4.0 permitem um contato mais próximo com o aluno. Isso pode ser realizado por meio de tutores online, comunicação via e-mail, bibliotecas virtuais, compartilhamento de conteúdo de forma simultânea, entre várias outras.

Saber orientar e tratar os alunos de maneira dinâmica e oferecendo facilidades tecnológicas que otimizem o aprendizado é uma necessidade imperante para que o modo de ensino não fique estagnado no tempo. E, claro, para que a produção de conhecimento e transmissão de saberes seja realizada da melhor maneira possível — o que é fundamental para todos os envolvidos: alunos, universidades e sociedade.

3 – Destaque no mercado

A concorrência entre instituições de ensino privadas tem se tornado cada vez mais acirrada. Portanto, atender as expectativas e tornar a universidade um ambiente receptivo é mais do que uma necessidade, é uma imposição mercadológica.

Investindo na Educação 4.0 a instituição de ensino se torna muito mais atraente e cativante para os alunos, aliando tecnologia e educação e contribuindo diretamente para a captação de novos alunos e para a redução da evasão no ensino superior.

4 – Método de ensino mais eficaz

Com o auxílio das ferramentas tecnológicas educativas, os professores passam a ter muito mais facilidade para ensinar e lidar com seus alunos. Por meio de sistemas online é possível, por exemplo, compartilhar conteúdos em tempo real para que todos possam acompanhar durante a aula.