Tecnologia da informação no ensino superior

Tecnologia da informação: como a inteligência artificial pode ajudar o ensino superior

tecnologia da informação no ensino superior não é mais uma expectativa futurista, é uma realidade. Já existem diversas ferramentas que auxiliam e oferecem tutoria individualizada para melhorar o processo de aprendizado e a qualidade de uma instituição. Além disso, a tecnologia já se consolidou como parte indissociável da vida das novas gerações.

Com isso, alinhar o novo modo de vida da contemporaneidade aos métodos de ensino é essencial para qualquer instituição de ensino que deseja diferenciar-se no mercado e oferecer uma boa formação aos seus alunos para que, desse modo, se tornem profissionais e cidadãos produtivos para a sociedade.

Iniciar a transformação digital de uma instituição e aprimorá-la com a tecnologia da informação é mais simples do que pode parecer, além de trazer mais vantagens do que muitos podem imaginar.

A seguir, descubra como a inteligência artificial pode ajudar o ensino superior e quais são as ferramentas mais inovadoras da atualidade. Confira!

Sua instituição de ensino precisa de uma biblioteca digital? Solicite nossa proposta comercial!

Quais vantagens a Inteligência Artificial traz para o ensino superior?

A IA (Inteligência Artificial) é uma grande aliada das instituições do ensino superior. Com essa tecnologia, é possível aprimorar a qualidade do ensino ao se implementar novos métodos de ensino e aprendizagem que levam ao aperfeiçoamento educacional.

Desse modo, torna-se muito mais fácil proporcionar aulas inovadoras e atraentes que motivem os alunos a solidificar seus aprendizados e utilizá-los para a construção de uma vida profissional e social mais significativa — o que, por consequência, minimiza os índices de evasão e de reprovações e ainda colabora para a melhoria do desempenho dos alunos.

Com as tecnologias de ensino é possível fomentar a integração e o diálogo entre professores, uma vez que as limitações físicas e geográficas são reduzidas e o diálogo (bem como a solução de dúvidas ou revisão das matérias lecionadas) pode ser realizado até mesmo de forma virtual.

Adotar a inteligência artificial no ensino superior não significa substituir os professores, especialmente porque a experiência humana é essencial para o processo de aprendizado. A inteligência artificial é, na realidade, um recurso que permite o empoderamento dos professores por meio de ferramentas que colaboram para um aprendizado mais engajado, flexível e inclusivo.

Mas quais são as ferramentas que possibilitam esses benefícios e que colocam o ensino superior como aliado da sociedade e do mercado de trabalho? Confira a seguir:

Learning analytics

A ferramenta conhecida como Learning Analytics é imprescindível para otimizar a gestão de ensino. É responsável por identificar quais são as necessidades de todos os estudantes de acordo com seu perfil, por meio de ferramentas de big data. Sendo que todos os dados e informações coletados são utilizados para criar um ensino personalizado, com foco em suprir todas as necessidades dos alunos.

Gamificação

Em vários países ao redor do mundo, jogos eletrônicos começaram a ser utilizados para otimizar a aprendizagem e a interação dos alunos. Os games ganham espaço nas universidades desafiando o conhecimento dos estudantes, aumentando o engajamento e auxiliando no desenvolvimento dos alunos.

Biblioteca Digital

As bibliotecas digitais são responsáveis por aprimorar o processo de aprendizado nas universidades. Além de complementer e ajudar a biblioteca física com os limites de empréstimos, fila de espera, gastos elevados com reposição e atualização de bibliografia, entre outros.

Conheça a plataforma digital de livros da Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é uma verdadeira parceira das instituições de ensino que buscam o fortalecimento do método de ensino e a facilitação do processo de aprendizado. A plataforma conta com mais de 7 mil títulos acadêmicos das principais editoras do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Viu como a tecnologia da informação pode ajudar a sua instituição de ensino? Para saber mais, acesse nosso site e entre em contato!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!