Sob o sol do meio-dia: a UX em uma biblioteca digital

Com a tecnologia em pleno voo e a acelerada digitalização dos recursos informativos, as bibliotecas digitais, buscadores e redes sociais tornaram-se onipresentes em nosso dia a dia. Nesse cenário, a aplicação dos princípios do Design de UX assume um papel primordial, garantindo, assim, que os visitantes se sintam acolhidos, satisfeitos e participativos em sua busca pelo saber. No primeiro artigo desta série você aprendeu o que é Experiência do Usuário (UX), agora você entende como funciona a UX em uma biblioteca digital.

UX Design em bibliotecas digitais

• Facilidade de uso: aspecto fundamental de boa UX em uma biblioteca digital. Os usuários precisam conseguir navegar pela plataforma, encontrar e acessar os recursos de forma rápida e intuitiva. Sendo assim, uma interface de usuário confusa, com menus complicados ou falta de clareza na organização dos recursos leva a frustração e desistência dos usuários. O UX Design vai tornar a plataforma o mais fácil e simples de usar possível.
  • Relevância do conteúdo: as bibliotecas digitais são valiosas por sua oferta de conteúdo, mas a relevância desse conteúdo é fundamental para atrair e manter os usuários. Dessa forma, o UX Design ajuda a identificar os interesses e necessidades dos usuários por meio de pesquisas e testes.
  • Acessibilidade: é uma preocupação importante em qualquer plataforma digital, e nas bibliotecas digitais não é diferente. É fundamental que a plataforma seja acessível a todos os usuários, independentemente de suas habilidades físicas, visuais ou auditivas. Por isso, o UX Design garante que a plataforma seja inclusiva. Elementos que apoiam nesse processo são: fontes legíveis, cores contrastantes, opções de leitura em voz alta e compatibilidade com leitores de tela.
  • Busca avançada e filtragem: é uma funcionalidade crítica em uma biblioteca digital. Sendo assim, é importante fornecer aos usuários uma busca avançada que permita a aplicação de filtros. Alguns exemplos são filtros por autor, título, assunto e data de publicação, refinando assim os resultados da pesquisa.

Bibliotecas digitais e interação

As bibliotecas digitais, para além de seu papel tradicional, assumem também uma dimensão social que se manifesta nas interações entre seus usuários. Com recursos de interatividade, como a possibilidade de comentar, compartilhar ou avaliar conteúdos, esses ambientes virtuais se tornam verdadeiros espaços de encontro, em que pessoas se conectam, dialogam e trocam informações. É, por isso, uma nova forma de interação social, em que o conhecimento é compartilhado em uma sinergia constante de ideias e perspectivas.

Nesse contexto, a aplicação dos princípios do UX Design se revela como um elemento fundamental, criando uma experiência fluida e agradável, que amplia a usabilidade e o engajamento dos usuários.

E assim os sonhos de Borges ganham vida, em uma nova dimensão em que a leitura é reinventada e o contato com o outro se faz presente, transcendendo fronteiras físicas e temporais.

* Artigo escrito por:

Adriano Girelli, graduado em Filosofia, pós-graduado em Ciência da Informação, com especializações nas áreas de UX Design e Produtos Digitais. Autor de um livro de poesia. Analista de Produto na Minha Biblioteca.