5 formas de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional

A contemporaneidade é marcada pelo rápido avanço da tecnologia. Todos os dias são lançadas novas ferramentas no mercado que colaboram e reestruturam a sociedade. Em uma proposta educacional, essas soluções são desenvolvidas para facilitar e potencializar o processo de ensino e de aprendizado.

Além disso, a tecnologia promove um envolvimento aprofundado com os alunos e os ajuda a solidificar habilidades colaborativas, de raciocínio dinâmico e, claro, de criatividade — fatores determinantes para a formação do papel que desempenharão no mercado de trabalho e na sociedade, como um todo.

Contudo, a grande dificuldade em meio a tantas opções tecnológicas é escolher as mais interessantes para a instituição e, sobretudo, encontrar caminhos para conectar essas novas tecnologias a uma proposta educacional — e é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino

1. Adote o Mobile Learning

Os aparelhos mobile, como smartphones, notebooks e tablets, podem ser utilizados para muito mais do que o lazer, são grandes aliados tanto para o trabalho quanto para os estudos.

Devido ao acesso facilitado à internet que esses dispositivos possibilitam, é possível oferecer algumas modalidades de ensino à distância no modelo M-learning — o aprendizado móvel, no qual o ensino é marcado pela interação dos indivíduos por meio dos seus aparelhos móveis. O principal objetivo do Mobile learning é tornar a proposta educacional mais atraente e condizente com os hábitos atuais notadamente marcados pela tecnologia.

É possível, por exemplo, engajar os alunos ao processo de ensino ao oferecer conteúdos digitais com exercícios online, vídeos, ilustrações, fóruns de discussões, e-books, entre outros que poderão ser customizados de acordo com as preferências do professor e da instituição de ensino.

1. Aposte na aprendizagem adaptativa

Na aprendizagem adaptativa, o conteúdo didático é customizado de acordo com a evolução do aluno, ou seja: a evolução do conteúdo é baseada na solução de exercícios anteriores e o desempenho apresentado pelo aluno.