processo civil e análise econômica

Processo Civil e Análise Econômica: saiba tudo sobre a obra de Luiz Fux

Todos sabem que o curso de Direito exige muita pesquisa e comprometimento por parte dos alunos. Com muito material e legislações para estudar e pesquisar, é fundamental contar com uma seleção dos livros mais importantes. Para ajudar os estudantes, o blog da Minha Biblioteca destaca a obra “Processo Civil e Análise Econômica”.

Escrito por Luiz Fux e Bruno Bodart, o livro apresenta uma análise econômica do Direito Processual Civil. O objetivo é explicar a forma adequada de enfrentar as questões sobre a Justiça Civil e sobre o Código de Processo Civil, sancionado em 2016.

O Novo Código de Processo Civil brasileiro gerou, inclusive, a publicação de diversos livros sobre o tema e o acervo da Minha Biblioteca conta com uma série de obras que se debruçam sobre ele.

Por isso, o livro “Processo Civil e Análise Econômica” é tão importante no cenário atual. Confira mais informações sobre o título a seguir!

O que aborda o livro “Processo Civil e Análise Econômica”?

No âmbito do Direito Processual Civil, as regras jurídicas geram consequências muitas vezes ignoradas. Tanto que algumas normas são propostas e criadas sem preocupação com o resultado efetivo dos seus objetivos.

Por exemplo:

• Quais os efeitos do sistema de distribuição de despesas processuais e honorários no índice de autocomposição?
  • Quais os impactos sociais da ampliação ou restrição do acesso à Justiça?
  • O que justifica a introdução ou a eliminação de um recurso?
  • Quais os efeitos sistêmicos da relativização da coisa julgada?

Neste contexto, o livro “Processo Civil e Análise Econômica” oferece elementos técnico-teóricos para incitar a interpretação dos dispositivos legais. Com isso, é possível gerar debates sobre a Justiça na aplicação do Direito. A ideia central é romper a visão do Direito descompromissada com o pragmatismo.

Com linguagem acessível, o livro ajuda a inspirar uma nova geração de juristas, acadêmicos ou não. O intuito é pensar o Direito a partir do método científico e exigir que reformas legislativas sejam informadas por evidências confiáveis.