novo código de processo civil

Conheça os principais livros sobre o Novo Código de Processo Civil – Parte 1

Novo Código de Processo Civil (CPC) brasileiro foi sancionado em março de 2015 e passou a ser válido um ano depois, no dia 17 de março de 2016. Com a atualização, o documento passou por debates para esclarecer as mudanças para os profissionais da área jurídica e os estudantes de Direito.

Mas o que envolve o conceito do CPC e quais as suas aplicações práticas? Conheça um pouco melhor!

Do que se trata o Código de Processo Civil?

O Código de Processo Civil é o regulamento que rege todos os processos de natureza civil no Brasil. O anterior havia sido aprovado em 1973 e, com o passar do tempo, a legislação precisou ser alterada para se adaptar às mudanças da sociedade.

Dessa forma, a Lei nº 13.105/15 inseriu novos conceitos à doutrina processual. Por isso, é de suma importância que estudantes, bacharéis, advogados, funcionários de tribunais e todos os agentes envolvidos estejam cientes sobre as alterações.

Inclusive, devido à importância do tema, surgiram inúmeras obras para tratar o assunto e seus desdobramentos. O blog da Minha Biblioteca separou alguns desses livros disponíveis na plataforma para serem analisados.

Comparações entre os Códigos de Processo Civil

Com tantas mudanças entre o código então em vigor e o atual, as obras traçaram quadros comparativos. Veja quatro títulos que ajudam a verificar este panorama:

– Novo Código de Processo Civil – Impactos na legislação extravagante e interdisciplinar V.1 e V.2, 1ª edição: a obra apresenta o panorama do que muda (e se muda) na legislação especial e interdisciplinar, em razão do Novo Código de Processo Civil.

– Os princípios do processo no Novo Código de Processo Civil, 1ª edição: o livro, de acordo com o autor Marcelo José Magalhães Bonicio, pretende:

“Analisar como os princípios processuais se projetam na realidade do processo. E qual seria a utilidade desses princípios na solução dos diversos problemas que o sistema processual costuma apresentar ‘na prática’.”

Leia também: Conheça os principais livros e autores de direito constitucional

– A Mediação no Novo Código de Processo Civil, 2ª edição: a mediação é o método de solução de conflitos que mais cresce no cenário mundial. O livro aborda todos os temas relacionados à mediação na nova legislação e ainda aborda outras questões relevantes, como:

– Relação da mediação com a arbitragem;

– Mediação nos casos em que há pedido de tutela provisória;

– Mediação nos litígios que envolvem propriedade intelectual, entre outras.

– Novo Código de Processo Civil Comparado, 3ª edição:  o livro é dividido em duas partes, sendo cada uma com duas colunas. Na primeira parte da obra, o CPC/1973 (coluna da esquerda) serve de paradigma para a comparação com o CPC/2015 (coluna da direita).

Na segunda parte, inverte-se a ordem da comparação. O paradigma passa a ser o CPC/2015 e a comparação é feita com o CPC/1973.

Comentários ao Novo Código de Processo Civil

Além dos quadros comparativos, outros livros trouxeram comentários, ponderações e análises à nova lei. Conheça alguns:

– Comentários ao Novo Código de Processo Civil, 2ª edição: esta obra analisa artigos para apresentar soluções de interpretação e aplicação do novo texto normativo.

– Direito Intertemporal e o Novo Código de Processo Civil:  o livro pretende investigar a aplicabilidade do novo Código aos processos em andamento.

– Direito Registral e o Novo Código de Processo Civil: este livro busca relacionar as atividades das notas e dos registros públicos com a jurisdição civil (contenciosa e voluntária). A ideia é colocar em debate o resguardo da relevância da atuação jurídico-extrajudicial para harmonizar interesses privados.

– Novo Código de Processo Civil – Anotado e Comparado, 2ª edição: esta obra permite a visualização daquilo que mudou no novo Código, em confronto com a lei anterior. Conta com minuciosas e objetivas anotações, artigo por artigo.