manual de medicina de emergência

“Manual de medicina de emergência”: entenda mais sobre o livro e a área de atuação

O “Manual de medicina de emergência” é considerado um dos principais livros sobre o tema na literatura médica brasileira. A área de medicina de emergência ainda é pouco conhecida pelos estudantes dos cursos de medicina, principalmente para quem está no início da graduação.

Reconhecida como especialidade médica apenas em 2015, a medicina de emergência abrange o diagnóstico e o tratamento de qualquer paciente que necessite cuidados diante de uma situação imprevista.

A especialidade tem o intuito de limitar a morbidade e a mortalidade de pacientes por meio de um atendimento inicial rápido e adequado.

Conheça mais sobre a medicina de emergência

Importante área de atuação para os médicos recém-formados, a medicina de emergência é o setor responsável por atender pacientes com acometimentos, doenças e lesões que, em geral, não têm diagnóstico prévio e que precisam de atendimento médico imediato.

Ao falar sobre medicina de emergência é preciso citar a diferença entre dois conceitos: urgência e emergência:

Urgência: a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

Emergência: constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.

Por isso, é importante que os profissionais desta área leiam o livro Manual de Medicina de Emergência.

Áreas de atuação da medicina de emergência

Os profissionais que atuam na área de medicina de emergência podem atuar em diversos locais, como: hospitais, instalações de cuidados urgentes, unidades de observação médica, serviços de resposta rápida de emergência e até locais de telemedicina.

No dia a dia, o médico que atua com medicina de emergência tem como principais competências:

– Reconhecer as afecções agudas de pacientes atendidos em Unidades de Pronto Atendimento e Emergências Hospitalares, bem como pelo atendimento Pré-Hospitalar, e implementar os respectivos protocolos;

– Estabelecer linhas de atendimento/cuidado em Urgência e Emergência;

– Auxiliar no atendimento a pacientes com necessidades específicas;

– Demonstrar capacidade de gerenciamento dos processos administrativos relacionados a todas as instâncias de atendimento a Urgência e Emergência (gestão de custos, alocação de recursos humanos, fluxos, etc).

Assim como as demais especialidades médicas, o mercado de trabalho é muito amplo para quem opta por esta carreira.

No entanto, de acordo com o estudo Demografia Médica de 2018, realizado pelo Conselho Federal de Medicina, apenas 0,2% dos médicos cursavam residência médica em Medicina de Emergência no Brasil.

“Manual de medicina de emergência”: saiba mais sobre o livro

O livro “Manual de medicina de emergência”, dos autores Irineu Tadeu Velasco, Rodrigo Antonio Brandão Neto, Heraldo Possolo de Souza, Lucas Oliveira Marino, Julio Flávio Meirelles Marchini e Júlio César Garcia de Alencar, é um dos mais recomendados da categoria. Abrangente, ele facilita o estudo do tema para quem busca se tornar especialista na área.

Para conseguir a titulação como médico emergencista é preciso fazer um programa de residência médica credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) ou a prova de títulos pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE).

Com os conhecimentos básicos da área, o livro “Manual de medicina de emergência” está organizado na forma de perguntas e respostas, focando de modo conciso em quadro clínico, diagnóstico diferencial, exames complementares, manejo do paciente e tratamento.

A obra contempla também as mais recentes evidências e diretrizes nacionais e internacionais e é indispensável para todos os médicos e profissionais que atuam no departamento de emergência.

Leia também: Como o catálogo online de livros de medicina otimiza a formação e prática em saúde

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Se você procura o livro “Manual de medicina de emergência”, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca pode te ajudar.

Criado para oferecer acesso rápido e fácil a conteúdos confiáveis e atualizados, o Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal catálogos segmentados em 6 áreas do conhecimento como: Medicina e Saúde, Exatas, Pedagogia, Letras e Artes, Sociais Aplicadas e Jurídica.

O catálogo de Medicina e Saúde, por exemplo, tem mais de 3 mil títulos disponíveis sobre diversas especialidades, entre eles “Manual de medicina de emergência”.

A interface intuitiva da plataforma Minha Biblioteca oferece a melhor experiência de navegação aos usuários e várias vantagens como acesso ilimitado aos  livros digitais a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e excelente relação de custo-benefício do investimento.

Se você ainda não conhece o Clube Minha Biblioteca, acesse o site e aproveite todas as vantagens de uma assinatura pessoal.