Livros sobre saúde mental

Livros sobre saúde mental: entenda tudo sobre o assunto

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revela crescimento de transtornos mentais em torno de 20% entre a população adulta. Assim, os estudantes do ensino superior dos cursos de saúde especializados em saúde mental precisam desenvolver os conhecimentos apropriados e se preparar para atuar no diagnóstico e tratamento desses transtornos. Por isso, os livros sobre saúde mental são essenciais para apoiar o aprendizado.

O acesso a conteúdos acadêmicos de qualidade nesta área assistencial é extremamente importante. Até porque a psiquiatria e outras profissões relacionadas ao cuidado da saúde mental necessitam de um embasamento teórico abrangente para um profundo entendimento de toda a complexidade envolvida no atendimento de pacientes com problemas mentais.

Vale lembrar que a depressão já foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “mal do século 21”. Ainda de acordo com a OMS, a previsão é que, até 2020, a doença atinja mais de 350 milhões de pessoas no mundo.

Outros dados impactantes mostram que:

• A América Latina possui cerca de 26,7% da população com algum transtorno mental, segundo estudo da Organização Pan-Americana da Saúde;
  • Dados do Ministério do Trabalho revelam que as doenças mentais representaram a 3ª maior causa de afastamento do trabalho em 2017;
  • 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão, revela pesquisa da ONU.

Quais as principais doenças e transtornos mentais?

Neste cenário, fica claro que a saúde mental é uma preocupação mundial. Afinal, o número de pacientes com transtornos vem aumentando nos últimos anos. Então, é importante conhecer quais são as principais doenças que acometem as pessoas e seus sintomas.

Confira as mais comuns de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde:

• Depressão: causa tristeza, perda de interesse em atividades que gosta, cansaço extremo, mudança de apetite, insônia ou sono em excesso e outros;
  • Ansiedade: provoca dor ou aperto no peito, aumento do batimento cardíaco, respiração ofegante, falta de ar, suor excessivo e tremores;
  • Transtorno Afetivo Bipolar: é representado por mudanças de humor, com oscilação entre depressão e mania;
  • Esquizofrenia e outras psicoses: provoca pensamentos ou experiências que parecem desconexos com a realidade, delírios e alucinações;
  • Distúrbios de desenvolvimento: são atrasos no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso central, como no caso do autismo.

Entre essas doenças, pode-se destacar que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo, atingindo 9,3% da população, segundo a OMS.

Leia também: Fundamentos de fisiologia médica: como estudar com os melhores ebooks

Impactos da pandemia na saúde mental

Além dos problemas mais usuais e recorrentes, os transtornos e doenças mentais foram acentuados nos tempos atuais com a necessidade de cumprir a quarentena por causa da pandemia do coronavírus. O que inclui o isolamento social, home office e estudos a distância.

Com isso, foram agravados os casos de ansiedade, estresse e depressão, entre outros. Conforme um documento da ONU, durante a pandemia na China, os profissionais de saúde notificaram o aumento de taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%).

Também houve casos de dificuldades para concentração, irritabilidade, inquietação e nervosismo. Como consequência, no Brasil, 47,9% dos psiquiatras relataram crescimento das consultas durante a pandemia, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Isso mostra a necessidade cada vez mais latente de que os estudantes e profissionais especializados da área estejam bem informados com o conteúdo de livros sobre saúde mental. Só assim, é possível prestar o melhor atendimento aos pacientes.

Saiba mais: Conheça 7 importantes livros de psiquiatria para os estudantes

Quais os principais livros sobre saúde mental?

Para que os alunos e profissionais da área possam compreender os sintomas, realizar os diagnósticos corretamente e prescrever os tratamentos de modo assertivo, é importante ter acesso e consultar os melhores livros sobre saúde mental.

Para ajudá-los, listamos as principais obras sobre o tema:

1. Religião, Psicopatologia e Saúde Mental

O autor Paulo Dalgalarrondo se aproxima e investiga o fenômeno da religiosidade, passando por disciplinas como psicopatologia, psicanálise e psicologia. É recomendado para profissionais e pesquisadores das áreas de psicopatologia, psicanálise, psicologia, antropologia e sociologia.

2. Saúde Mental na Escola: O que os Educadores Devem Saber

Neste livro, Gustavo Estanislau e Rodrigo Affonseca Brassan abordam questões sobre como promover a saúde mental de crianças e adolescentes, como diferenciar transtornos mentais como o déficit de atenção/hiperatividade de características normais como agitação. Seu objetivo é ajudar os profissionais de educação a compreender e lidar com essas situações.

3. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria

A obra, de Sheila Videbeck, aborda o cuidado de enfermagem psiquiátrica tendo como base o processo de enfermagem. Para isso, são apresentados os temas de avaliação, comunicação terapêutica, teoria neurobiológica e farmacologia no cuidado com o paciente.