Livros digitais de medicina: quais os principais ebooks de cardiologia?

Livros digitais de medicina: quais os principais ebooks de cardiologia?

A cardiologia é uma das áreas mais tradicionais da medicina no Brasil. Aproximadamente 15 mil profissionais escolheram a carreira no país, segundo o Conselho Federal de Medicina. Por isso, os livros digitais de medicina são tão importantes para quem sonha em ingressar neste ramo.

Para a formação em cardiologia, os livros digitais de medicina são fundamentais, pois é preciso cursar os seis anos na graduação e ainda mais dois de residência médica, obrigatória para a especialidade.

Vale lembrar que a carreira de medicina é uma das mais disputadas nos vestibulares, porque há uma grande demanda por médicos no Brasil e os salários pagos aos profissionais da área são melhores do que as médias de outras carreiras.

No entanto, o ensino superior na área é exigente e demanda grandes esforços dos estudantes para atingirem seus objetivos. Neste sentido, os ebooks de medicina se mostram recursos valiosos para otimizar o aprendizado dos universitários em medicina e dos residentes em cardiologia.

Leia também: Formação em saúde: como se preparar para a residência médica

Como é a atuação do cardiologista?

A cardiologia é a área da medicina responsável por estudar as doenças cardiovasculares, ou seja, os distúrbios relacionados ao coração e aos grandes vasos do corpo humano.

O cardiologista, por sua vez, atua no diagnóstico de doenças, realização de exames clínicos e físicos, interpretação de resultados, exames laboratoriais e complementares.

Entre os exames analisados, estão o eletrocardiograma, o ecocardiograma, o teste ergométrico, a cineangiocoronariografia, a ressonância cardíaca, entre outros.

O médico cardiologista também prescreve tratamentos (tanto medicamentosos quanto comportamentais).

Quais são os principais locais de trabalho do cardiologista?

O cardiologista pode atuar em diversos estabelecimentos, mas os principais são:

Ambulatório: é o local onde o cardiologista possui maior contato com o paciente. De forma mais íntima, tenta prevenir, controlar e tratar doenças “estáveis”. 

Emergência clínica: o cardiologista pode ser capacitado para atuar em grandes emergências clínicas e cardiológicas, como no tratamento de síndromes aórticas agudas, infarto agudo do miocárdio, entre outras situações em que se exige tomada de decisão rápida e dinâmica.

CTI geral: geralmente, é uma boa especialidade atuar em unidades de terapia intensiva pela prática que se tem com o manejo de pacientes críticos e graves. É preciso boa capacitação para realização de procedimentos invasivos como punção venosa profunda, intubação orotraqueal e outras técnicas.

Unidade Cardio Intensiva ou Unidade Coronariana: nada mais é do que um CTI, porém com pacientes críticos e cardiológicos, como em choque cardiogênico, por exemplo.

Unidade de Pós-operatório: unidade destinada aos pacientes em pós-operatório imediato de cirurgias cardíacas. É uma unidade que necessita de profissionais com grande conhecimento em cardiologia, além de prática com pacientes dinâmicos, críticos, graves, em momento pós-cirúrgico e outros.

Conheça os principais livros digitais de medicina na área de cardiologia

Assim como as demais áreas, a cardiologia conta com ebooks que facilitam a vida dos estudantes. Afinal, os livros digitais de medicina unem a praticidade de estarem na palma da mão com a riqueza do conteúdo disponível.

Entre os inúmeros livros digitais de medicina, separamos cinco:

Redução do Risco Cardiovascular, de Carlos Scherr

A alimentação tem importância fundamental e influência no controle dos fatores de riscos cardiovasculares, como dislipidemia, diabetes, obesidade, síndrome metabólica e hipertensão arterial. 

Ao perceber que as tabelas de composição química de alimentos mais utilizadas no Brasil não preenchem as necessidades para uma boa recomendação alimentar, Carlos Scherr, com o apoio de Jorge Pinto Ribeiro, dedicou-se a uma minuciosa pesquisa que resultou em uma nova tabela que preenchesse esses hiatos. 

A obra é fundamental para todos os profissionais da saúde que se dedicam à prevenção do risco cardiovascular ou à reabilitação de pacientes.

Leia também: “Manual de medicina de emergência”: entenda mais sobre o livro e a área de atuação

Interpretação Eletrocardiográfica Adulta e Pediátrica, de Luiz Carlos Lantieri e Joice Cunha Bertoletti 

No livro, fica clara a importância do eletrocardiograma como método de diagnóstico complementar. 

O exame permite o reconhecimento de lesões isquêmicas do coração, é preditor dessas lesões para melhora ou necrose e é fundamental no reconhecimento e no tratamento dos distúrbios do ritmo cardíaco. 

Além disso, o eletrocardiograma também é utilizado como método de acompanhamento de possíveis paraefeitos que se manifestam no traçado eletrocardiográfico decorrentes do uso de drogas cardíacas e não-cardíacas.

Entendendo as Doenças Cardiovasculares, de Salvador Ramos

A obra reúne especialistas com vivência em problemas graves que poderiam ser evitados ou postergados se houvesse, por parte da população, um cuidado maior com a própria saúde. Uma vez que o estilo de vida (alimentação, estresse, atividade física, tabagismo, obesidade) é determinante do aparecimento, da gravidade, das complicações e, até mesmo, do risco de morte dos indivíduos. 

Este livro foi elaborado com objetivo de proporcionar o conhecimento necessário a respeito dessas doenças e das formas de preveni-las. O que é fundamental para a conscientização das mudanças necessárias para uma melhor qualidade de vida.

Cuidados Cardiovasculares em Enfermagem, de Lisa Brennan 

O livro aborda a literatura para enfermagem através de um bom texto sobre cardiologia, abrangente, prático – e, ao mesmo tempo, acessível. 

Escrito por profissionais de algumas das mais respeitadas instituições norte-americanas especializadas em cardiologia, a obra contém tudo o que os profissionais da enfermagem precisam saber, tanto nas emergências, quanto na rotina de seu trabalho clínico. 

Embora seja moderno e atualizado com as mais recentes descobertas na área cardiovascular, o livro não deixa de contemplar aspectos básicos, como uma revisão da anatomia, da fisiologia e da semiologia. 

Cardiologia Baseada em Evidências, de Christopher Cannon e Benjamin Steinberg

A obra permite que o leitor revise os estudos clínicos mais atuais que apoiam ou refutam uma intervenção e decisão de tratamento mais adequado. 

Cada capítulo resume a fisiopatologia de uma doença, os exames diagnósticos e os tratamentos recomendados, incluindo sinopses dos principais estudos clínicos para todas as terapias. 

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Se você é estudante da área da saúde e está em busca de livros digitais de medicina, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca é a opção perfeita.

Criado para oferecer conteúdo de qualidade com preço acessível, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca disponibiliza assinatura pessoal dos principais livros para formação e prática médica.

O catálogo de Saúde e Medicina, por exemplo, conta com mais de 3 mil títulos de diversas especialidades, entre elas, a cardiologia.

Com a praticidade de ser acessado em qualquer lugar, basta ter um dispositivo com internet, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca ajuda os estudantes ao condensar todo o conteúdo em um só lugar, evitando assim o transporte de livros físicos.

Além disso, os ebooks contam com recursos que otimizam o aprendizado como a pesquisa por palavra-chave, o realce de cor, as anotações e marcações de página.

Para saber mais sobre o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, acesse o site e veja mais vantagens.