Histologia básica texto e atlas

Entenda a importância do livro Histologia Básica Texto e Atlas

blog da Minha Biblioteca segue com a série de textos sobre obras importantes para os alunos de medicina e as demais áreas da saúde. Hoje, é a vez de “Histologia Básica Texto e Atlas, 13ª edição”.

Obra de reconhecimento internacional, o livro traz informações atualizadas sobre biologia celular e histologia dos tecidos e dos sistemas.

Mas, antes de falarmos propriamente sobre a obra, é preciso entender o que é histologia.

O que estuda a histologia?

A histologia é o estudo da anatomia microscópica de células e tecidos e de como essas estruturas se organizam para constituir os diferentes órgãos.

É uma das principais disciplinas dos cursos de saúde e das ciências biológicas.

Leia também: Conheça o livro “Fisiologia Humana: uma abordagem integrada – 7ª edição”

Importância do livro “Histologia Básica Texto e Atlas”

Recomendada por professores, a obra contextualiza a histologia e traz situações aplicadas. Por exemplo: o envolvimento das moléculas da fibrilina na Síndrome de Marfan e de distrofina na distrofia muscular.

Além disso, aborda assuntos como proteínas motoras, endocitose de colesterol, doenças por defeitos nas mitocôndrias e nos receptores celulares, entre outros.

A 13ª edição foi totalmente revisada e atualizada. O livro apresenta um projeto gráfico modernizado e ilustrações modificadas, com novas imagens obtidas em microscopia óptica.

De que forma é dividido o livro “Histologia Básica Texto e Atlas”?

O livro “Histologia Básica Texto e Atlas, 13ª edição” é composto por 23 capítulos mais um atlas com imagens ao final da obra.

Veja abaixo como são organizados os capítulos:

1. Métodos de Estudo em Histologia
  21. Sistema Genital Masculino
  22. Sistema Genital Feminino
  23. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor

Conheça os autores de “Histologia Básica Texto e Atlas”

A obra foi escrita por dois grandes nomes da literatura médica brasileira: Luiz Carlos Uchôa Junqueira e José Carneiro

Luiz Carlos Uchôa Junqueira é professor catedrático de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor emérito da Universidade de São Paulo. Também é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Já José Carneiro é professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.