farmacologia básica e clínica

“Farmacologia básica e clínica”: o que os estudantes precisam aprender

O estudo da farmacologia pode ser considerado um desafio para a maioria dos estudantes das áreas de saúde e medicina no início da graduação devido à complexidade da matéria. No entanto, o livro “Farmacologia básica e clínica” é um dos mais recomendados pelos professores.

A farmacologia é uma das disciplinas que requerem mais atenção por parte dos estudantes e é de extrema importância para quem deseja atuar na área.

Inicialmente, vamos entender o que é a farmacologia. Do grego, pharmakos, droga, e logos, estudo, a farmacologia estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Por isso, é fundamental para os futuros profissionais de saúde.

Saiba mais sobre a farmacologia

Na raiz da matéria, a farmacologia é a ciência que compreende o entendimento histórico, as propriedades físico-químicas, a composição, a bioquímica, os efeitos fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, a distribuição, a excreção e a terapêutica das substâncias químicas que são capazes de alterar a função normal do organismo.

Ou seja, a disciplina analisa de que forma um medicamento pode agir no corpo humano. Para entender melhor a farmacologia básica e clínica, é preciso conhecer alguns conceitos como:

Fármaco: substância química com ação terapêutica;

Medicamento: produto tecnicamente elaborado que pode ter um ou mais fármacos. Os medicamentos podem ser magistrais, oficiais e oficinais;

Remédio: o conceito é bem amplo e pode ser considerado como todo e qualquer tipo de cuidado utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconfortos e mal-estar;

Dose: quantidade de fármaco capaz de provocar alterações no organismo;

Droga: qualquer substância que modifica a função fisiológica;

Posologia: estudo da quantidade de medicamento (dosagem) que o paciente deve tomar a cada vez e o intervalo entre uma dose e outra;

Forma farmacêutica: forma de apresentação do medicamento, em comprimidos, cápsulas, xaropes etc.