Evasão no ensino superior X escolaridade dos pais

Como dados do IBGE ajudam a entender a evasão no ensino superior?

A questão da evasão no ensino superior no Brasil tem muitas nuances e ainda é repleta de desafios. O tema é complexo e precisa ser analisado por diversos ângulos para tentar chegar a uma conclusão.

Principal problema para as instituições de ensino superior no país, a evasão pode acontecer por inúmeros fatores como:

• Ensino médio defasado;
  • Dificuldades pessoais;
  • Problemas com aprendizado;
  • Analfabetismo funcional;
  • Indisponibilidade de tempo;
  • Inadimplência;
  • Não identificação com o curso;
  • Falta de perspectivas profissionais, entre outros.

No entanto, um dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que outro fator pode estar relacionado à evasão no ensino superior. Trata-se da escolaridade dos pais.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!

Evasão no ensino superior: questão pode estar dentro de casa

Parte da “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira”, a estatística traça paralelos entre a escolaridade dos pais e filhos.

Segundo a pesquisa, se os pais nunca foram à escola, a chance de um brasileiro alcançar o diploma universitário é de apenas 4,6%. Já, entre os pais que concluíram o ensino superior, a possibilidade de o filho também terminar o curso dispara para 69%.

O levantamento também mostrou que 73,9% dos filhos têm nível educacional diferente do paterno. Desse total, 68,9% alcançaram um nível superior ao dos pais, enquanto 5% ficaram abaixo.

A conclusão é de que a escolaridade dos pais influencia diretamente na vida educacional e no diploma dos filhos.

Leia também7 tendências sociais que estão mudando a educação de jovens e adultos

Como diminuir a evasão no ensino superior?

Para solucionar este problema e ajudar a diminuir a evasão no ensino superior, é possível aplicar algumas ações. Veja abaixo dicas importantes para a sua  instituição de ensino:

1) Apoio ao aluno

Como observamos nos dados do IBGE, o apoio da família é fundamental para o estudante seguir no curso universitário. Por isso, a recomendação é proporcionar uma rede de incentivo ao aluno, principalmente, nos momentos de dificuldade e indefinição da carreira.

2) Financiamento

A questão econômica ainda é um grande obstáculo para os alunos. Afinal, a falta de recursos é um dos principais fatores que levam à evasão no ensino superior. A instituição pode oferecer programas de bolsa e financiamento próprio para tentar minimizar a saída dos alunos.