Como manter a rotina de estudos nas férias com a biblioteca digital

O fim de ano remete a férias, período em que pensamos em descansar, viajar, curtir a família e amigos. No entanto, é importante manter a rotina de estudos em dia e a biblioteca digital pode ser sua aliada nessa missão.

Vamos conhecer mais sobre esse recurso de aprendizagem no decorrer deste artigo, mas, antes de qualquer coisa, é importante entender como manter o foco para que o tempo investido nos estudos seja produtivo.

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

3 dicas para manter o foco nos estudos nas férias

A seguir, confira algumas estratégias para manter o foco nos estudos e descubra as vantagens de recursos tecnológicos como a biblioteca digital.

1. Reserve horários estratégicos para os estudos

O período de férias exige um certo equilíbrio e gerenciamento de tempo. É importante manter a rotina de estudos em dia. Por outro lado, é preciso reservar um tempo para atividades relaxantes e de entretenimento, a fim de amenizar toda a tensão do período letivo.

Dessa forma, é importante reservar horários estratégicos na sua agenda para os estudos e respeitar o planejamento. Que tal reservar um dia na semana? Assim, você terá o restante do tempo livre para sair com os amigos ou fazer alguma atividade que você programou.

2. Aumente a intensidade dos estudos aos poucos

É importante entender que mais importante que a quantidade de horas reservadas para os estudos é a qualidade do tempo e assimilação do conteúdo. De nada adianta estudar por horas a fio se a matéria não foi compreendida de forma satisfatória. Pegue um pouco mais leve no início e vá aumentando a dificuldade gradativamente. Isso evita sobrecarga e favorece a adaptação do corpo e da mente.

3. Fuja das distrações

Uma notificação no Facebook, um vídeo no YouTube, uma mensagem no WhatsApp: tudo isso são distrações que podem interferir em todo o seu plano de estudos. Dessa forma, fique longe das mídias sociais e deixe o seu celular no modo avião durante os estudos. Isso te ajuda a se concentrar exclusivamente na matéria, evita a procrastinação e a ajuda a manter o foco.

Como uma biblioteca digital contribui para a sua rotina de estudos nas férias?

Atualmente, diversas instituições de ensino superior oferecem a opção de biblioteca digital para os estudantes. Essas plataformas possuem um acervo digital que pode ser acessado pelo aluno em qualquer hora.

Durante as férias, utilize esse benefício para ler conteúdos complementares ao seu curso. Esse é um jeito fácil de manter sua rotina de estudos sem prejudicar seu tempo de descanso e diversão.

Minha Biblioteca: plataforma com mais de 7 mil títulos acadêmicos

Minha Biblioteca é uma biblioteca online que oferece um acervo com mais de 7 mil títulos acadêmicos de diversas áreas de especialização. Com isso, os estudantes podem acessar o melhor conteúdo técnico e científico.

Conheça alguns dos recursos disponíveis na plataforma, que otimizam sua rotina de estudos e favorecem uma nova experiência de aprendizado:

• Realce com opções de cores;
  • Anotações;
  • Pesquisa por palavra chave;
  • Acesso rápido ao sumário;
  • Leitura em voz alta
  • Impressão de parte do conteúdo.

Sua instituição de ensino superior oferece uma biblioteca digital? Se a resposta for não, vale sugerir a implementação. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco!

Baixe agora nosso eBook e saiba como montar um plano de aula do ensino superior atrelado às novas tecnologias!