Embriologia médica

Confira os pontos mais importantes do livro Langman – Embriologia Médica

embriologia médica é derivada da embriologia, área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos. Ou seja, a disciplina analisa o processo de formação do embrião a partir de uma única célula. Logo, este assunto é mais do que fundamental para os estudantes da área de saúde.

Considerado um dos principais livros sobre o tema, “Langman – Embriologia Médica, 13ª edição”, de Thomas W. Sadler, é um dos mais indicados pelos professores. Por isso, a obra merece destaque e vamos abordá-la no blog da Minha Biblioteca. Anteriormente, também já analisamos outros títulos importantes, como:

– “Medicina Interna de Harrison – 2 Volumes

– “Princípios de Anatomia e Fisiologia, 14ª edição

– “Biologia Celular e Molecular, 9ª edição

– “Semiologia Médica, 7ª edição

– “Fisiologia Humana: uma abordagem integrada

– “Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

– “Anatomia Orientada para Clínica, 8ª edição

A seguir, confira os aspectos relevantes de “Langman – Embriologia Médica”.

Conheça mais sobre o livro “Langman – Embriologia Médica”

Como mencionamos, a obra é referência para estudantes da área de saúde, principalmente de medicina. Assim, o livro disponibiliza conhecimento e dados básicos sobre embriologia médica e a sua relevância clínica.

Para contextualizar melhor e facilitar o entendimento, há diversos exemplos clínicos decorrentes de eventos embriológicos anormais.

Além disso, existe um espaço dedicado à genética, apresentando os princípios básicos do assunto. Isso se deve, principalmente, à importância cada vez maior do tema no estudo dos defeitos congênitos.

Outro aspecto retratado no livro é a biologia molecular, com uma introdução aos processos moleculares e a definição dos termos usados na área. O que é importante para o estudante compreender a formação dos embriões.

Como é feita a divisão do livro?

“Langman – Embriologia Médica, 13ª edição” é segmentado em duas partes principais com 21 capítulos no total.

Na primeira, são nove capítulos e é apresentada uma visão geral do desenvolvimento inicial do embrião. Este processo envolve desde a gametogênese até o período embrionário. Veja mais detalhes:

Capítulo 1 | Introdução à Regulação e à Sinalização Molecular

Capítulo 2 | Gametogênese | Conversão de Células Germinativas em Gametas Masculinos e Femininos

Capítulo 3 | Primeira Semana do Desenvolvimento | Da Oocitação à Implantação

Capítulo 4 | Segunda Semana do Desenvolvimento | Disco Germinativo Bilaminar

Capítulo 5 | Terceira Semana do Desenvolvimento | Disco Germinativo Trilaminar

Capítulo 6 | Da Terceira à Oitava Semana | Período Embrionário

Capítulo 7 | Tubo Intestinal e Cavidades Corporais

Capítulo 8 | Da Nona Semana ao Nascimento | Feto e Placenta

Capítulo 9 | Defeitos Congênitos e Diagnóstico Pré-natal

Já a segunda parte de “Langman – Embriologia Médica” tem 12 capítulos e descreve os processos fundamentais de embriogênese de cada sistema de órgãos.

Capítulo 10 | Esqueleto Axial

Capítulo 11 | Sistema Muscular

Capítulo 12 | Membros

Capítulo 13 | Sistema Cardiovascular

Capítulo 14 | Sistema Respiratório

Capítulo 15 | Sistema Digestório

Capítulo 16 | Sistema Urogenital

Capítulo 17 | Cabeça e Pescoço

Capítulo 18 | Sistema Nervoso Central

Capítulo 19 | Orelhas

Capítulo 20 | Olhos

Capítulo 21 | Sistema Tegumentar

Além do descritivo, cada capítulo traz correlações para mostrar a relevância clínica da embriologia médica e a importância de conhecer eventos cruciais do desenvolvimento humano.

Vale lembrar que o estudo da embriologia médica é a primeira etapa para diminuir a incidência de anomalias fetais e tornar os recém-nascidos mais sadios.

Como acessar os principais livros da área de saúde

Assim como os demais títulos citados neste post, “Langman – Embriologia Médica, 13ª edição” está disponível na Minha Biblioteca. O livro é um dos mais procurados e lidos pelos alunos na plataforma.

Com mais de 7 mil obras em diversas áreas do conhecimento como saúde, direito, administração, engenharia e outras, a biblioteca digital oferece praticidade e facilita a vida dos estudantes.

Sem precisar pegar a fila da biblioteca, os estudantes têm acesso a todos os livros da bibliografia básica e complementar a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter um dispositivo com conexão à internet.

Além disso, a ferramenta conta com diversos recursos para ajudar os alunos nos estudos e pesquisa, como busca dinâmica por palavra-chave, marcação de páginas, realce e modo revisão.

Se a sua instituição de ensino ainda não conta com a Minha Biblioteca, entre em contato conosco e solicite um trial e saiba mais detalhes da ferramenta.

Você também pode acessar a loja virtual da Minha Biblioteca para adquirir ebooks completos, capítulos avulsos e combinar conteúdos de diversos livros. Conheça as vantagens da loja!