Educação de jovens e adultos na Era Digital

Educação de jovens e adultos: como incentivar o pensamento crítico

Atualmente, um dos maiores desafios enfrentados pelos professores na educação de jovens e adultos é combater a desinformação. No início da internet, o intenso fluxo de informações era visto como positivo, pois facilitou o acesso aos conteúdos. Mas, hoje, há excesso de informação na rede e com pouca qualidade.

Neste contexto, cabe ao professor criar condições para despertar a consciência crítica dos alunos. Dessa forma, os estudantes poderão distinguir as informações que são apresentadas nos diversos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais.

Vale lembrar que a busca pelo pensamento crítico é de cada um. No entanto, os docentes têm o papel de orientar de que forma cada estudante pode criar o seu modo de ver o mundo.

Leia tambémEducação do futuro: entenda as novas metodologias do ensino superior

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

5 dicas para estimular o pensamento crítico

Para incentivar a capacidade crítica e proporcionar a educação de jovens e adultos de qualidade, os professores podem adotar diversas medidas. Veja cinco formas de estimular os estudantes a desenvolver o senso crítico e evitar a desinformação:

1) Questione o tempo todo

A educação de jovens e adultos depende da capacidade do professor de levantar questões interessantes no momento oportuno.

Cada docente tem uma maneira de ajudar a construir um pensamento crítico ao propor perguntas instigantes.

2) Proponha temas polêmicos

Com orientação, é possível promover debates que levem a opiniões e posicionamentos discordantes.

Estes exercícios ajudam na formação da argumentação e auxiliam os alunos no desenvolvimento de suas ideias.

3) Embase os argumentos

Use referências como livros, filmes, letras de música, vídeos da internet e materiais de pesquisa para embasar os debates.

Com planejamento de aula adequado, os professores conseguem traçar estratégias para sala de aula, sugerindo textos e outros materiais para os alunos. O que ajuda a disseminar o conhecimento e fundamentar o raciocínio.

4) Mantenha o foco na discussão

A capacidade de manter o foco precisa ser estimulada. Por isso, o docente deve definir o escopo do debate e direcionar a conversa, impedindo fugas ao tema proposto.

Vale lembrar que, na educação de jovens e adultos, é comum ter dispersão, ainda mais com as distrações tecnológicas atuais.