Você conhece Celmo Celeno Porto? Veja sua biografia e principais obras

Celmo Celeno Porto: conheça a biografia e os principais livros de medicina do autor

Sendo um nome muito reconhecido no segmento da literatura da saúde, Celmo Celeno Porto é um médico cardiologista brasileiro. Além de atuar como professor do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Não podemos deixar de falar de sua atuação como doutor em clínica médica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese intitulada: “O Eletrocardiograma no Prognóstico da Doença de Chagas”.

E foi por conta desse currículo que elaboramos no artigo de hoje uma pequena biografia do autor, além de falar sobre suas principais obras acadêmicas. Continue acompanhando!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!

Um pouco mais sobre Celmo Celeno Porto

De Araguari, Município de Minas Gerais e nascido do dia 16 de março de 1934, Celmo Celeno Porto é autor de muitas obras renomadas na área da saúde. Filho do também médico e político Calil Porto, que foi o primeiro prefeito da cidade mineira Abadia dos Dourados, que se encontra na divisa de Minas Geria e Goiás.

Leia também: Como uma biblioteca online ajuda alunos de medicina

Celmo Celeno Porto já foi presidente da regional de Goiás da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, e atualmente é um dos sócios-fundadores da Sociedade Goiana de Cardiologia, sendo presidente de 1981 até 1983.

Também foi responsável pela Academia Goiana de Medicina, da qual foi o primeiro presidente. Além de receber o título de professor emérito da Faculdade de Medicina de Goiás

Semiologia Médica, 7ª edição

Mesmo com os avanços tecnológicos, a observação clínica ainda é a primeira etapa para o diagnóstico e planejamento terapêutico das doenças. Cada edição de “Semiologia Médica” é cercada de cuidados, mas a última versão é responsável por comemorar os 25 anos de existência do livro.

Esta edição também é responsável pela maior reformulação feita na obra desde o seu primeiro ano de criação.

Exame Clínico, 8ª edição

Sendo uma obra acadêmica famosa há mais de 30 anos, “Exame Clínico” disponibiliza conteúdo focado na anamnese e no exame clínico humanizado.

A oitava edição conta com textos revisados e ampliados, projeto gráfico mais moderno e novas imagens, além de diversas atualizações fundamentais para o conhecimento do exame clínico.

Vademecum de Clínica Médica, 3ª edição

O “Vademecum de Clínica Médica” é uma obra simples, objetiva e prática. Sua introdução aborda quatro temas de amplo interesse: “O clínico e a Relação Médico-Paciente”, “O clínico e o Adolescente”, “O clínico e o Idoso” e o “Clínico e o paciente com câncer”.

Na parte principal do livro estão as doenças e as síndromes, já no final encontra-se anexos importantes para os alunos dos cursos de saúde.

Cartas aos Estudantes de Medicina, 2ª edição

Devido ao tamanho sucesso da primeira edição de “Cartas aos Estudantes de Medicina”, diversos alunos e professores enviaram considerações ao autor. Desse modo, a segunda edição veio para trazer muitas respostas e uma criteriosa seleção de comentários selecionados por Celmo.

Conheça Celmo Celeno Porto por meio da Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros formada pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do país — Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva. Uma biblioteca online é capaz de oferecer às instituições de ensino superior uma plataforma inovadora que disponibiliza aos alunos acesso aos principais conteúdos acadêmicos.

São mais de 7.000 títulos, inclusive as obras de Celmo Celeno Porto citadas no artigo de hoje, sendo um recurso tecnológico realmente eficiente para que seus alunos conheçam toda a bibliografia do autor.

Para conhecer um pouco mais sobre os benefícios e recursos da plataforma, entre em contato conosco!

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!