biblioteca virtual jurídica

Como uma biblioteca digital facilita a busca por livros da área de direito

Os escritórios de advocacia e outras empresas da área jurídica exigem uma busca constante por informações. Neste contexto, a biblioteca digital desponta como uma excelente opção para estas organizações e profissionais.

Afinal, pesquisar leis para embasar os argumentos que serão apresentados em juízo é o ponto primordial da atuação de advogados e assistentes jurídicos. Logo, saber encontrar de maneira rápida e ágil a informação desejada ajuda no pleno desenvolvimento do trabalho.

E, mesmo se o departamento jurídico já contar com uma biblioteca física, a implementação da biblioteca digital vai facilitar o dia a dia dos profissionais, além de proporcionar redução de custos para o escritório, já que a plataforma possui amplo acervo.

Leia tambémTecnologia jurídica: como inovar no cenário de disrupção tecnológica

Importância da biblioteca digital na área jurídica

A facilidade de acesso e a praticidade para consulta de livros jurídicos são fundamentais para os profissionais da área.

Imagine, por exemplo, a rotina de um advogado ou assistente jurídico, com reuniões com clientes, idas a fóruns e audiências, necessidade de redigir petições, entre outros. Fica clara a importância de um catálogo completo de livros, sempre à mão dos profissionais, para agilizar a busca de conteúdo.

Veja as principais vantagens da biblioteca virtual jurídica para as empresas:

Credibilidade das fontes

É verdade que as leis, códigos e jurisprudências estão disponíveis na internet. No entanto, a biblioteca virtual jurídica possui algo muito importante para o profissional do Direito: a credibilidade.

Composta por títulos acadêmicos de renomados autores, como Sílvio de Salvo VenosaHumberto Theodoro Júnior e Gilmar Mendes, as obras disponíveis na plataforma mostram as leis sob a perspectiva de pesquisadores e estudiosos.

A ideia da biblioteca virtual jurídica é reunir em um só lugar material de credibilidade e que traga informação verificada para quem consulta.