Blog

Você conhece o Gilmar Mendes? Referência na área jurídica

Gilmar Mendes: conheça a biografia e os principais livros jurídicos do autor

Sendo um nome de extrema importância no meio acadêmico e jurista, Gilmar Mendes nasceu no dia 30 de dezembro de 1955. Já atuou como professor, magistrado e jurista, ocupando o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal desde 20 de junho de 2002 (até o momento), além de presidir a corte entre 2008 e 2010.

Também atuou como advogado-geral da União em janeiro de 2000. Em 2009, a Revista Época elegeu Gilmar Mendes como um dos 100 brasileiros mais influentes. Quer saber mais sobre o condecorado jurista? No artigo de hoje vamos apresentar a biografia e os principais livros jurídicos do autor. Continue lendo!

Baixe agora nosso infográfico e saiba como reduzir custos com a biblioteca digital!

A carreira docente e acadêmica de Gilmar Mendes

Gilmar Mendes é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), instituição onde concluiu o mestrado em Direito, em 1987. Em 1989, concluiu seu segundo mestrado na Universidade de Münster, na Alemanha.

Atuou como professor na Universidade de Brasília, lecionando Direito Constitucional na graduação e pós-graduação. Além disso, foi professor e sócio-fundador no Instituto Brasiliense de Direito Público e na Escola de Direito de Brasília.

A seguir, acompanhe um breve resumo sobre os principais livros jurídicos do autor Gilmar Mendes:

Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade – Estudos de Direito Constitucional, 4ª edição

Esta obra foi dividida em duas partes para analisar a proteção dos direitos fundamentais conferida pelo controle de constitucionalidade, sendo a primeira parte responsável por delinear as dimensões dos direitos fundamentais, explicando seus significados.

Disponibilizando anotações sobre o direito adquirido no Código Civil de 2002. Já a segunda parte conta com um estudo do controle de constitucionalidade, abrangendo a evolução do direito brasileiro.

Ao longo da obra, o direito constitucional alemão também é estudado, levando em conta a experiência vivida pelo autor.

Série IDP – Jurisdição constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha, 6ª edição

Esta obra retrata o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha, apresentando novas reflexões sobre o sistema de constitucionalidade brasileiro, sendo uma referência obrigatória para estudiosos de jurisdição constitucional no direito pátrio.

Série IDP – Curso de direito constitucional, 12ª edição

A experiência profissional dos autores garante a atualização constante dos conteúdos abordados nesta obra. A 12ª edição manteve a estrutura básica do livro, mas os textos foram atualizados de acordo com a legislação e jurisprudência mais recente.

Não deixe de conferir outros livros jurídicos de sucesso do autor Gilmar Mendes, como por exemplo:

  • Série IDP – Linha Administração e Políticas Públicas – Gestão Pública e Direito Municipal: tendências e desafios;
  • Série IDP – Manual dos direitos da pessoa idosa – DIG
  • Série IDP – Assembléia Nacional de 19871988, 1ª edição
  • Estado de Direito e Jurisdição Constitucional – 2002/2010, 1ª edição
  • Série IDP – Jurisdição Constitucional em 2020

Confira as obras do autor na plataforma da Minha Biblioteca

Minha Biblioteca disponibiliza um catálogo de livros das principais editoras acadêmicas do Brasil (Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva), com mais de 7 mil obras das mais diversas áreas de conhecimento, inclusive as obras de Gilmar Mendes mencionadas no artigo de hoje.

Aproveite para ler a biografia de outros autores da área jurídica disponíveis em nossa biblioteca digital:

Para ter acesso à plataforma, basta utilizar qualquer dispositivo com acesso à internet. Antes, vale verificar se a sua instituição de ensino superior possui a Minha Biblioteca. Em caso de dúvidas, acesse nosso FAQ ou entre em contato conosco.

Baixe nosso e-book e saiba tudo sobre a Avaliação do MEC, inclusive como aumentar o conceito da sua instituição de ensino!