Você conhece os pilares da aprendizagem ativa? Aplique na sua universidade

3 pilares da aprendizagem ativa que melhoram o processo de ensino

Os modelos mais tradicionais de aprendizagem vêm perdendo espaço nas instituições de ensino superior. Com isso, um novo segmento de aquisição de conhecimento, chamado aprendizagem ativa, vem sendo utilizado em diversas universidades.

A aprendizagem ativa caracteriza-se em uma técnica de ensino, que pode ser descrita por três pilares principais: experiência colaborativa, conteúdo online e ensino diferenciado. Desse modo, o aluno desempenha um papel de protagonista no processo de aprendizagem, dando maior autonomia na busca pelo conhecimento.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar como os três pilares da aprendizagem ativa melhoram o processo de ensino na graduação. Vem com a gente!

Experiência colaborativa

Para desenvolver os métodos de ensino é imprescindível a elaboração de uma rotina de estudos colaborativa, estimulando o trabalho em grupo entre os alunos. Para isso, é importante desenvolver a interação colaborativa entre diferentes perspectivas de alunos e docentes.

Seja por meio de debate dos temas tratados durante as aulas ou sobre determinadas obras acadêmicas, o importante é trabalhar o trabalho colaborativo. Com isso, é possível desenvolver as habilidades socioemocionais que são fundamentais para capacitar os estudantes para o mercado de trabalho.

Conteúdo online

Com a popularização da internet, os conteúdos digitais ganham cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas. Por isso, para melhorar o processo de ensino e colocar a aprendizagem ativa em prática é necessário fornecer conteúdos que vão além das limitações do campus físico.

Leia também: Como melhorar o relacionamento das instituições de ensino superior com os nativos digitais

As instituições de ensino superior devem integrar a evolução natural dos novos métodos de comunicação e ensino nos modelos de aprendizado utilizados dentro da sala de aula.

Ensino diferenciado

Por último, mas não menos importante, o ensino diferenciado é outro aspecto importante para melhorar o processo de ensino na graduação. Por meio da aprendizagem online, que possibilita maior flexibilidade quando comparado ao modelo tradicional, além de reforçar o conteúdo trabalho dentro de sala de aula.