Pense nas profundas mudanças vivenciadas na última década: os celulares agora são smartphones, a internet pode ser acessada facilmente na palma da mão e os videogames estão cada vez mais interativos. Neste contexto, a transformação digital na educação surge como um modelo que irá impulsionar novas metodologias para o ensino superior.

É preciso salientar que a transformação digital impacta todos os setores da sociedade e com a educação isso não é diferente.

Pode-se dizer que a transformação digital é o processo de aprimoramento de uma determinada atividade por meio do suporte tecnológico, ou seja, ela proporciona diversas facilidades que antes não existiam.

A transformação digital na educação vivenciada na prática

A pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), em 2016, mostrou que 30% dos jovens entre 15 e 17 anos tiveram seu primeiro contato com a internet com mais de 12 anos. Já entre as crianças de 9 a 10 anos, 26% tiveram o primeiro acesso antes dos 6 anos.

Ou seja, a popularização da internet e a era digital já fazem parte da vida dos alunos que chegam agora às instituições de ensino superior. Os chamados nativos digitais possuem a maturidade para compreender e buscar cada vez mais informações sobre novas tecnologias.

A maturidade digital no Brasil foi calculada por uma pesquisa Ibope Media. Foram consideradas “maduras” digitalmente, as pessoas que utilizavam 11 ou mais serviços online, dentre eles: acessar canais de notícias, fazer cursos, assistir a vídeos, utilizar as redes sociais, comunicar-se, manter páginas pessoais e blogs, pagar contas e demais transações financeiras, entre outros.

O levantamento apontou que 63% dos 84 milhões de usuários de internet brasileiros foram considerados maduros digitalmente.

A maturidade digital está completamente ligada à transformação digital na educação. Vejamos o exemplo: um graduando em letras que tenha maturidade digital mais desenvolvida busca fontes de pesquisa e livros complementares, além dos textos das apostilas recebidas para estudo. Já o aluno com menor grau de maturidade digital se contenta com o que recebe e não busca outras fontes.

A importância da transformação digital na educação

Para impulsionar as mudanças necessárias no ensino superior, as instituições de ensino precisam modificar os processos administrativos e se adequar ao novo contexto educacional.

Para isso, é preciso atuar diretamente na cultura organizacional e passar por obstáculos já existentes, como:

Resistência dos colaboradores em adotar novas tecnologias: é normal ficar no caminho mais fácil, e muitas vezes por medo de fracasso, há relutância por parte dos colaboradores. Mostrar os benefícios das mudanças é o primeiro passo para quebrar as resistências.

Existência de gap de talentos: a transformação digital exige competências dos profissionais. É preciso contar com pessoas capacitadas para as funções desempenhadas.

Integração de sistemas: os dados precisam estar interligados para que haja melhor uso por parte de todos na instituição de ensino.

Implantação dos novos processos: quanto mais simples os processos, melhor para a instituição de ensino realizar o trabalho.

Precisão dos dados: a centralização das informações é o principal caminho para que as decisões tomadas sejam assertivas.

O aluno como parte da transformação digital na educação

Para conseguir um bom desempenho de todos, a instituição de ensino precisa investir no aluno. O estudante deve ser capaz de trilhar o próprio caminho com uma autonomia cada vez maior.

Com o auxílio do professor, ele buscará e entenderá, por meio de processos personalizados, o que é mais relevante em áreas específicas do conhecimento para o desenvolvimento das suas habilidades.

É preciso integrar a nova realidade tecnológica ao ambiente escolar e adequar as instituições de ensino às necessidades da vida em sociedade.

A construção do saber passa agora por novos modelos de aprendizagem que favoreceram a criação de salas de aula virtuais, aplicativos de aprendizados móveis e outras ferramentas online como as bibliotecas digitais.

Conheça a Minha Biblioteca

Com milhares de títulos acadêmicos, a Minha Biblioteca é um importante instrumento de transformação digital na educação.

Prática e intuitiva, a plataforma oferece diversas funcionalidades para os estudantes como busca por palavra-chave e marcações com realce de cor.

Para a instituição de ensino superior a Minha Biblioteca representa uma melhor relação custo-benefício, pois, o catálogo online é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para saber mais sobre a Minha Biblioteca entre em contato conosco e descubra mais vantagens.

Compartilhe: