Em uma realidade cada vez mais conectada, um dos maiores desafios de muitos reitores é encontrar maneiras de inovar o ensino superior por meio da tecnologia. Com a popularização da internet e desenvolvimento constante de hardwares e softwares, tornou-se possível inovar a graduação por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs).
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem ser utilizadas em diversos segmentos, como na indústria (automatização de processos), no comércio (publicidade e marketing digital) e na educação.
No artigo de hoje, listamos cinco maneiras de inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação (TICs). Continue lendo!
1 – Estimule a utilização de conteúdo multimídias
Para começar a inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação é fundamental estimular a utilização de conteúdos multimídias. Ou seja, vídeos, gráficos, áudios etc.
Dessa maneira, é possível tornar as aulas mais atrativas para os estudantes, permitindo que os alunos solidifiquem os aprendizados desenvolvidos em sala de aula de maneira ágil e eficaz.
2 – Marque presença nas redes sociais
As redes sociais também se caracterizam em tecnologias de informação e comunicação, sendo ferramentas úteis para inovar o ensino superior. Com uma grande parcela dos alunos conectados por meio delas, é possível criar grupos para estudos, tirar dúvidas, organizar eventos e disponibilizar conteúdos úteis para os estudantes.
Leia também | 5 maneiras de conectar as novas tecnologias a uma proposta educacional
Existe uma grande variedade de opções, como Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras. O importante é marcar presença nas redes mais utilizadas pelos alunos para otimizar a comunicação entre os docentes e discentes.
3 – Utilize um software de gestão educacional
Quando o assunto é inovar o ensino superior com tecnologias de informação e comunicação, um software de gestão educacional é uma ferramenta imprescindível. Pois, gerir uma instituição de ensino superior requer organização e controle, sendo a automação de processos ideal para aperfeiçoar esses dois aspectos no cotidiano dos reitores.
Dessa maneira, é possível acompanhar em tempo real e em apenas um único lugar todos os processos realizados na IES. Como por exemplo: a frequência dos estudantes, o controle do quadro de horários, provas, eventos, estoque de materiais, entre outros.
4 – Implemente o mobile learning
Os dispositivos móveis, tais como notebooks, tablets e smartphones, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Esses dispositivos já não são mais vistos como ferramentas exclusivas para o lazer e, atualmente, são essenciais para muitos profissionais.
Leia também | Livros online: principais vantagens e desvantagens
Desse modo, o mobile learning (aprendizagem móvel) é uma tecnologia de informação e comunicação que também pode ser utilizada nas instituições de ensino superior. Ao criar interações com os alunos por meio de dispositivos móveis, os processos de aprendizagem ficarão mais atrativos aos nativos digitais.
5 – Aposte em uma biblioteca digital
Sendo uma nova tendência das tecnologias de informação e comunicação, a biblioteca digital é uma ótima alternativa para inovar o ensino superior.
A Minha Biblioteca, nossa plataforma digital de livros, disponibiliza mais de 7 mil obras dos autores mais renomados e das principais editoras acadêmicas, como Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet. Isso gera mobilidade e facilidade na elaboração de trabalhos por meio da tecnologia.
Agora que você já sabe como as tecnologias da informação e comunicação podem inovar sua IES, entre em contato conosco ou solicite um trial da plataforma para conhecer outras vantagens do acervo digital!