O avanço tecnológico vivido nos últimos anos também influenciou a área da educação. Mas a tecnologia em sala de aula deve ser vista como uma aliada e não como uma vilã.
O simples ato de proibir o uso de celulares não é eficiente para impedir que haja distração dos alunos, principalmente, no ensino superior. Vale lembrar que, antes dos smartphones, conversas paralelas e mensagens em papel já desviavam a atenção dos estudantes.
A questão principal para impedir a dispersão está no conteúdo. O aluno precisa entender que a matéria faz sentido. E, mais do que isso, ele deve ser imerso no assunto apresentado. Para atingir este objetivo, nada melhor do que o uso da tecnologia em sala de aula.
Leia também: Como manter a atenção dos alunos de graduação com tecnologias digitais
Ferramentas digitais como estratégia
Usar o celular como uma ferramenta estratégica para estimular os estudos é fazer o aluno entender o conteúdo de outro ângulo. O que torna o aprendizado cada vez mais dinâmico e interativo.
-
Vídeos on-line
Imagine uma aula sobre fisiologia humana. Antes de falar sobre o tema e explicar sua importância, o professor pede aos alunos para assistirem a um vídeo disponível no site da instituição de ensino por meio do smartphone.
-
Realidade virtual
Outra ferramenta disponível é a realidade virtual. Por meio de vídeos interativos, é possível levar os alunos a acompanharem um exame clínico ou uma cirurgia, sem sair de sala de aula. Assim, você gera um conhecimento prático aos estudantes mesmo durante a parte teórica. O que facilita o aprendizado.
-
Realidade aumentada
Já, no caso da aplicação da realidade aumentada como tecnologia em sala de aula, as instituições de ensino superior podem apresentar o conteúdo de uma nova forma. Ou seja, a inovação permite explorar a união de livros e aplicativos para ampliar o conhecimento.
Por exemplo, os alunos de cursos de saúde podem enriquecer o aprendizado. Já que, ao abrir um material sobre o corpo humano e usar o celular, é possível ver imagens “reais” e informações complementares sobre cada veia, osso ou órgão.
-
Interatividade
Mais uma forma de colocar a tecnologia em sala de aula na prática, a interatividade une alunos e professores. Tanto no ensino presencial como a distância. A partir do uso de mídias digitais como áudios e vídeos, é possível valorizar a participação dos estudantes e a troca de experiências.
Todos estes itens proporcionam uma melhor absorção do conteúdo apresentado e facilitam o fluxo do aprendizado. Ao vivenciar uma experiência marcante, o aluno grava melhor o conhecimento na memória.
Leia também: Como estudar a distância e aproveitar ao máximo as aulas online
Como usar a tecnologia em sala de aula de forma efetiva
O uso da tecnologia na educação ainda permite ao professor melhorar a forma como avalia o aluno. Ao ministrar provas online, o docente consegue mensurar de forma rápida e ágil os erros e acertos dos alunos. Isso permite criar feedbacks baseados nos desempenhos dos estudantes.
Este banco de dados é muito útil para ajudar a planejar novas ações e criar mecanismos que facilitem o aprendizado dos estudantes no ensino superior. Afinal, estas informações podem levar ao desenvolvimento de um conteúdo personalizado.
Outras vantagens proporcionadas pela tecnologia são as atividades em ambiente lúdico. Ao apresentar conteúdo de forma interativa e com recursos como gamificação, a instituição de ensino ajuda o aluno a compreender melhor as atividades propostas. Sem contar que a gamificação incentiva os estudantes a manterem o aprendizado constante para atingir os objetivos do jogo.
Biblioteca na palma da mão
Além de facilitar o desenvolvimento do aluno, a tecnologia em sala de aula permite o uso de plataformas online com material de apoio por meio de celulares, tablets e notebooks. Bibliotecas online, por exemplo, são fundamentais para ajudar os estudantes na hora dos estudos e pesquisas. Isso porque alinham a praticidade com a facilidade ao disponibilizarem conteúdo na palma da mão.
A Minha Biblioteca possui um acervo completo de livros acadêmicos que pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel. Com diversas funcionalidades para professores e alunos, como realce de cores, anotações e pesquisa por palavra-chave, a plataforma é muito útil para quem busca conhecimento com agilidade.
Se a sua instituição de ensino superior ainda não conhece a Minha Biblioteca e todas as suas vantagens, entre em contato conosco.