Waanders in de Broeren: uma biblioteca que nasceu de uma catedral

Quem é apaixonado por livros, adora conhecer novos lugares para explorar a sua paixão. Há pessoas que vêem nos livros uma oportunidade pra relaxar, outras, uma forma de mergulhar num mundo à parte e ficar por lá levitando. Para os apaixonados pelos livros, a cidade de Zwolle, na Holanda, virou lugar de culto.

Imagina transformar uma antiga catedral em uma biblioteca? Foi exatamente isso que aconteceu por lá. A Waanders in de Broeren é uma biblioteca feita dentro de uma igreja dominicana do século XV.

Respeito à construção original

20150729 - MINHA BIBLIOTECA - Waanders-In-de-Broeren-03

Quem ficou encarregado de transformar o interior do edifício de 547 anos foi o escritório BK. Architecten, tendo o cuidado de respeitar suas formas e construções originais. Após a transformação, os vitrais, os arcos e as pinturas de teto se mantiveram intactos, e até as cores dos materiais de construção utilizadas seguiram a paleta de cores existente na catedral. Na verdade, todo o espaço foi pensado para poder ser removido um dia,para, caso seja necessário, o lugar voltar à sua concepção original.

Esse é um exemplo do movimento que é possível observar em diversos países. Como muitas pessoas hoje em dia entenderam que para buscar a espiritualidade não é preciso estar necessariamente dentro de uma igreja, várias delas estão sendo transformadas em espaços muito úteis para as comunidades, como escolas, bibliotecas, espaços de trabalhos comunitários, entre outros.

Via: Hipeness