cuidados em urgência e emergência para estudantes e profissionais

5 principais cuidados em urgência e emergência em enfermagem

Assim como os demais setores da carreira, a área de urgência e emergência em enfermagem requer muita dedicação e trabalho por parte dos estudantes e futuros profissionais.

Atuar em urgência e emergência em enfermagem exige comprometimento e acima de tudo conhecimento sobre os momentos críticos que podem acontecer em um hospital ou instituição de saúde.

O profissional habilitado para trabalhar com este ramo da área de enfermagem precisa ter consciência da importância de seu papel, pois ele pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa.

Qual a diferença entre emergência e urgência?

A emergência se caracteriza por ser tudo aquilo que implica risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos após a constatação. Neste caso, a pessoa precisa de assistência médica imediata.

Já a urgência também pode ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica, só que sem risco de morte iminente.

No entanto, se não for tratada, pode evoluir para complicações mais graves, sendo necessário, assim como a emergência, o encaminhamento para o plantão hospitalar.

São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros.

Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.

Leia também: 6 boas práticas de como estudar a distância com ebooks da área de Saúde

Cuidados e conhecimentos em urgência e emergência em enfermagem

Todo profissional que atua com urgência e emergência em enfermagem deve conhecer 5 pontos imprescindíveis:

1. Acolhimento e classificação de risco

O acolhimento ao paciente e à família tem sido importante, principalmente na busca por um atendimento mais humanizado. A classificação de risco visa não demorar em prestar atendimento àqueles que necessitam de uma conduta imediata.

2. Suporte Básico e Avançado de Vida

O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste em uma sequência de manobras não invasivas em pacientes com risco de morte. Já o Suporte Avançado de Vida (SAV) requer procedimentos invasivos e de suporte circulatório e ventilatório.

3. Atendimento à vítima de trauma

Os acidentes de trânsito estão entre as maiores causas de mortes entre indivíduos entre 15 e 49 anos, segundo a revista The Lancet. Por isso, é importante que o enfermeiro esteja preparado para se deparar com vítimas de trauma nas urgências e emergências. O profissional deverá estar habilitado a agir de acordo com os protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar e Hospitalar ao Trauma.

4. Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico

O profissional de enfermagem precisa estar apto à realização da avaliação clínica para identificação e atendimento precoce do IAM e AVE ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) e prevenção de complicações.

Dados brasileiros indicam que o AVC é uma das principais causas de óbito na população adulta e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016, houve 188.223 internações para o tratamento de AVC e 40.019 mortes.

5. Assistência às Emergências Obstétricas

O enfermeiro tem que saber como identificar precocemente a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, bem como as hemorragias gestacionais e uterinas. Isso porque esta é uma demanda constante dos serviços de urgência e emergência em enfermagem e, até mesmo, em instituições que não são referência em atendimento gestacional.

Conheça o livro “Urgência e Emergência para Enfermagem – 7ª edição”

Destinado aos profissionais da equipe de enfermagem, incluindo auxiliares, técnicos, enfermeiros e estudantes da área, o livro “Urgência e Emergência para Enfermagem – 7ª edição” abrange a noção básica de anatomia e fisiologia do corpo humano.

A obra traz também as diferenças entre urgência e emergência nas diversas situações, como na gravidez, no parto, nos acidentes de trânsito, nas patologias clínicas, nas cirurgias e nas residências.

Além disso, descreve a cinemática que envolve o trauma, os equipamentos e as abordagens para um atendimento eficiente, os cuidados de enfermagem e o Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Por fim, destaca os acidentes residenciais, os riscos com o choque elétrico, o afogamento e outros acidentes que se tornam trágicos quando não se tem noção de como atuar no atendimento.

Saiba mais: Como o catálogo online de livros de medicina otimiza a formação e prática em saúde

Catálogo online de livros ajuda na construção do conhecimento

Os estudantes de enfermagem que buscam informações sobre como atuar na área de urgência e emergência podem utilizar a biblioteca digital de saúde para facilitar o aprendizado.

Por meio de catálogos exclusivos da área da saúde, os alunos têm à disposição obras de renomados autores e livros reconhecidos pela qualidade e credibilidade das informações

O Clube de Assinatura da Minha Biblioteca, por exemplo, reúne ebooks de saúde para ajudar estudantes e profissionais.

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Com mais de 3 mil títulos disponíveis, o catálogo da área de saúde do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece a oportunidade para quem precisa investir na formação acadêmica e educação continuada.

A plataforma oferece facilidade, praticidade e conveniência de acesso, além de recursos que otimizam a leitura e o aprendizado como busca por palavra-chave e o realce de cor em trechos do conteúdo.

O Clube Minha Biblioteca oferece assinatura pessoal de catálogos com valor acessível e amplo acervo digital de obras importantes para diversas áreas da saúde como Urgência e Emergência para Enfermagem.

Baixe nosso material e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino superior.