transformação digital na educação

4 tendências de transformação digital na educação

No mundo atual, tudo está mudando em uma velocidade absurda e no âmbito educacional isso não é diferente. A tecnologia vem promovendo uma grande transformação digital na educação ao longo dos últimos anos e ainda há muito mais por vir.

O modo como as pessoas buscam por aprendizado mudou. Podemos perceber isso pela quantidade cada vez maior de cursos onlineapostilas virtuais e fóruns de discussões.

Diante desse cenário, as mudanças nas formas de ensino também se fazem necessárias, para acompanhar toda essa evolução e atender as novas demandas do mercado educacional.

Os gestores das instituições de ensino devem estar atentos a essas mudanças e observar as tendências, para adequarem seus serviços ao seu público, mantendo-se competitivos.

4 tendências de transformação digital na educação

Para ajudá-lo nisso, listamos abaixo quatro fortes tendências de transformação digital na educação que você deve conhecer. Confira!

Utilização inteligente dos dados

O uso de soluções de Big Data no universo do marketing já é bastante amplo, mas nem todo mundo sabe que a extração de dados pode ser útil também para a utilização estratégica em diversos setores, como por exemplo o educacional.

Contar com novas tecnologias que permitam a coleta de dados importantes como a frequência dos alunos, suas notas, materiais de apoio mais acessados, dentre outros, é o ponto de partida para a confecção de relatórios de análises completos e a possibilidade de inúmeros cruzamentos de informações.

A partir desses dados, fica mais fácil identificar focos de desmotivação dos alunos, pontos de atenção, abordagens mais assertivas e muitos outros itens que ajudarão na criação de planos de melhoria do ensino.

Modelo de ensino focado na preparação do aluno

Mais do que apenas transmitir informações e conceitos, validando o conhecimento por meio de provas e trabalhos acadêmicos, o modelo de ensino do futuro foca na real preparação do aluno para o desempenho de suas futuras atividades.

Esse foco não quer dizer que os formatos atuais serão deixados de lado, porém, serão agregados a eles atividades que integrem mais o aluno ao todo.

O incentivo a debates e discussões para a construção do pensamento crítico, além de exercícios que desenvolvam habilidades e competências fundamentais no mundo corporativo como a liderança, inteligência emocional e resolução de problemas, farão a diferença na formação do aluno.

Tudo isso se estende também às parcerias entre empresas e instituições de ensino superior, que por meio de estágios, por exemplo, podem possibilitar um real conhecimento prático do aluno. Isso fará com que ele entre cada vez mais preparado no mercado de trabalho, diminuindo as dificuldades de conquistar o primeiro emprego.

Tecnologia aliada à autonomia dos alunos

Com a tecnologia trabalhando a favor da educação, os alunos contam com muito mais autonomia para estudar na hora em que for melhor para eles, já que com a internet e recursos virtuais podem acessar os conteúdos disponibilizados de qualquer lugar em que estejam.

Sendo assim, o ensino se expande para além da sala de aula e não se limita à leitura de livros didáticos e apostilas, mas essa transformação digital permite também a interação com seus colegas de classe e professores em momentos diversos.

Uso de plataformas de colaboração

O professor está deixando de ser o centro da informação e passando a atuar de uma maneira mais aberta, incentivando o aluno a também buscar complementar seus conhecimentos fora da sala de aula, inclusive por meio de plataformas online, como a Minha Biblioteca.

O acesso a conteúdo de diferentes fontes e áreas de conhecimento possibilita um intercâmbio de ideias que incentiva a colaboração entre os membros da comunidade, resultando em profissionais mais produtivos e inovadores.

Além disso, as plataformas de colaboração propiciam um ambiente no qual os estudantes e professores podem ensinar, aprender e trabalharem juntos pelo mesmo objetivo: fomentar o conhecimento e a educação.

Há alguma tendência de transformação digital na educação que você tem observado e não está listada aqui? Compartilhe conosco aqui nos comentários. Caso precise de uma biblioteca digital para sua instituição de ensino, com o intuito de fortalecer os estudos dos alunos e ainda melhorar a avaliação no MEC, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!