Segurança Digital

Segurança digital: saiba como proteger os dados da sua instituição de ensino

A quantidade de usuários em redes universitárias é enorme, são professores, alunos, funcionários terceirizados, colaboradores, administradores, entre vários outros. Tudo isso resulta em numerosas aplicações, demandas e tráfego pelo site da instituição. Tal cenário gera uma série de requisições para os times de TI e segurança digital, especialmente quando a instituição em questão trabalha com o ensino a distância (EAD).

Some tudo isso aos problemas que se relacionam à cola em prova, fraudes e controle do fluxo de dinheiro dentro da instituição (pagamentos, controle de custos etc) e a necessidade de se implementar medidas sistemáticas para garantir a segurança digital de dados.

Pensando em te ajudar a proteger das ameaças digitais, reunimos algumas dicas para você adotar em sua instituição de ensino. Confira!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Preze pela reputação da sua instituição de ensino superior

As redes de universidades estão expostas a uma série de riscos, como pessoas que procuram invadir os sistemas de segurança para modificar notas ou desviar verbas. Além disso, há a necessidade de se proteger dados sigilosos de professores e alunos.

Esse tipo de ataque compromete toda a reputação da universidade e combater essas ameaças é fundamental para o sucesso da instituição. A seguir analisaremos como algumas soluções de TI podem resguardar a reputação e os dados do sistema de ensino.

Realize treinamentos com os seus funcionários

Grande parte dos ataques ocorre em razão de falhas humanas. Para proteger os dados da instituição de forma adequada, é imprescindível promover treinamentos, instruindo todos os funcionários a sempre usarem conexões seguras, não abrir e nem responder mensagens não solicitadas (SPAM) e a evitarem constantemente práticas que possam colocar o sistema em risco e, por consequência, aumentar a vulnerabilidade dos sistemas internos.

Utilize o backup da nuvem

O armazenamento de dados na nuvem proporciona mais segurança para a instituição de ensino ao evitar que todas as informações se concentrem em um único ambiente. Além disso, os provedores de sistemas na nuvem adotam padrões internacionais de segurança, como SSL, ISO e criptografia, o que reduz as chances de invasões e perda de dados confidenciais.

Isso sem falar que essa solução possibilita que colaboradores e professores trabalhem em casa (home office) e armazenem seus arquivos de qualquer lugar com segurança.

Invista em um firewall de aplicação web

Os firewalls tradicionais não mais atendem às exigências de segurança de um sistema de ensino. As invasões hackers estão cada vez mais avançadas e, consequentemente, a necessidade de se adotar medidas de segurança se torna imperante.

Os firewalls de aplicação web possibilitam um suporte nativo e constantemente atualizado sobre uma vasta gama de aplicações e de protocolos. Além disso, garante que a plataforma dê vazão a uma quantidade alta de acessos a aplicações web, o que permite a agilidade e segurança das respostas de TI de universidades com grande fluxo de pessoas (alunos, funcionários etc).

Adequadamente utilizada por um bom profissional de TI, esse tipo de ferramenta agiliza em muito a gestão de segurança da informação e proporciona mais tranquilidade para o gestor responsável lidar com outros tipos de problemas.

Sempre documente falhas e vulnerabilidade do sistema

Para manter um controle contínuo, é fundamental monitorar constantemente os sistemas de armazenamento e segurança de informações. Dessa maneira fica mais fácil identificar e documentar falhas e vulnerabilidades, permitindo a aplicação de medidas para resolver de forma rápida qualquer tipo de problemas em relação a segurança digital.

Mantenha um controle de acesso às informações

Para garantir a segurança digital da sua instituição de ensino, é imprescindível efetuar o controle de acesso dos diversos perfis de usuários, estipulando diferentes direitos e proibições de acordo com o perfil do usuário, como por exemplo: aluno, professor, funcionário da administração, entre outros.

Utilize soluções de gerenciamento de políticas de acesso para aumentar a segurança dos dados e informações disponíveis.

Aposte em parcerias seguras: Minha Biblioteca

A tendência é que as atividades acadêmicas sejam realizadas de uma maneira cada vez mais digitalizada. Disponibilizar a bibliografia básica e complementar por meio de uma biblioteca digital, por exemplo, é uma excelente maneira de garantir um suporte maior aos alunos para que a produtividade nos estudos seja aumentada.

Tudo isso se alia perfeitamente com a segurança de dados nas soluções oferecidas pela Minha Biblioteca, que oferece um ambiente seguro e um acervo com as principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Caso precise implementar nossa plataforma digital de livros em sua instituição de ensino superior, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!