Descubra como a segurança da informação funciona em uma biblioteca digital e na Minha Biblioteca

Descubra como a segurança da informação funciona em uma biblioteca digital

Uma das principais preocupações que envolvem a publicação e arquivamento de dados na internet é a segurança da informação. Como existem vários casos de invasão de materiais online, esse é um dos aspectos mais importantes de se considerar antes de subir qualquer informação na internet.

Quando o assunto é uma biblioteca digital essa questão tem a mesma importância, principalmente por conta da lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 que veta a cópia de obras literárias. Mas, em meio a esse cenário, como manter o livro e a biblioteca como um todo seguros?

Confira abaixo como a segurança da informação funciona em uma biblioteca digital e por que você pode confiar neste tipo de serviço para oferecer títulos acadêmicos para os estudantes!

Como garantir a segurança da informação em uma plataforma digital?

Em uma biblioteca digital, como a Minha Biblioteca, universidades e faculdades oferecem a seus alunos as principais obras literárias para ajudá-los em suas rotinas acadêmicas, porém não é só isso que a plataforma disponibiliza.

Para quem valoriza a segurança da informação, é importante dizer que na biblioteca digital os livros acadêmicos são armazenados de forma exclusiva para os alunos. Eles acessam a plataforma por meio de login e senha ou com o RA (Registro do Aluno) da instituição de ensino, assim pessoas de fora da universidade não têm acesso aos conteúdos.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Além disso, a plataforma dispõe de uma solução ética e sustentável para impossibilitar cópias ilegais das obras. Assim, as possibilidades de plágio do conteúdo são inviabilizadas e a reprodução dos conteúdos torna-se quase nula. As obras são acessadas pelos alunos apenas para consultas e como material de estudo.

É importante ressaltar que os autores são notificados sobre a disponibilização de suas obras e nada é feito sem o consentimento deles. Também vale informar que a Minha Biblioteca tem parceria com as principais editoras do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole e Saraiva.

Quais são os benefícios da biblioteca digital?

Além da segurança da informação que já falamos, a biblioteca digital oferece outros benefícios. Para as universidades, ela é importante para suprir os embasamentos acadêmicos dos alunos; para os estudantes é ótima para consulta e estudos para compreender melhor as disciplinas; e para os autores contribui para disseminar suas obras e alcançar mais leitores.

Com a biblioteca digital, os estudantes também não ficam presos a espaços físicos e, como pode ser acessada inclusive por dispositivos móveis, os universitários têm a possibilidade de ler as obras em qualquer lugar e a qualquer momento.

A biblioteca digital é uma opção bastante vantajosa para todos os envolvidos e, além de entregar benefícios, garante segurança de dados e não permite que os arquivos sejam copiados e reproduzidos na web.

Agora que você já sabe como a segurança da informação funciona em uma biblioteca digital, pode perceber que adotar esse tipo de funcionalidade só tem a contribuir com a sua instituição de ensino. Conheça melhor a Minha Biblioteca e conte com essa plataforma em sua universidade!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!