Importância da Regulação da EAD: Benefícios para a Biblioteca Digital

Entenda a importância da regulação da EAD no contexto da biblioteca digital

A biblioteca digital é um grande avanço tecnológico que traz diversos benefícios para o setor da educação, como custos mais baixos, acervos mais completos e facilidade de acesso. Sem contar que um acervo digital acaba com as filas de espera nas bibliotecas, mantendo os seus alunos mais satisfeitos com a instituição de ensino.

Quando se trata de educação a distância, a biblioteca digital é essencial e, por isso, a regulação da EAD é de extrema importância nesse contexto. Porém, até pouco tempo atrás, a regulação da educação a distância no Brasil não permitia muitos avanços para as universidades.

No entanto, em 2017, o MEC realizou algumas mudanças no Decreto nº 5.773/2006 e na Portaria nº 40/22017, com o intuito de regularizar a educação a distância no país de forma mais abrangente.Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

O que mudou na regulação do ensino a distância

Dentre as principais mudanças no decreto que impactaram a regulação do ensino a distância no Brasil, estão:

• Antes as instituições só poderiam oferecer cursos EAD se também oferecessem cursos na modalidade presencial, mas agora elas podem ser credenciadas apenas para o ensino a distância;
  • Agora, as instituições públicas de ensino já estão automaticamente autorizadas a disponibilizar cursos a distância, sem precisar solicitar acreditação, como antes;
  • O processo de acreditação das instituições se tornou mais simples, sendo necessário apenas uma visita a sua sede. Além disso, cada uma poderá abrir uma determinada quantidade de polos por ano, que vão depender do seu ranking no CI (Conceito Institucional) e no IGC (Índice Geral de Cursos);
  • O CI servirá de base para a concessão de um bônus regulatório, para a autorização da abertura de novos polos das instituições de EAD;
  • Exigências mais flexíveis quanto à estrutura física, permitindo inclusive a utilização de biblioteca digital ou física.

O impacto das mudanças no contexto da biblioteca digital

As bibliotecas digitais chegaram para ficar e estão conquistando cada vez mais espaço no mercado educacional.

A facilidade e a rapidez de acesso às bibliotecas digitais são um grande diferencial, além da mobilidade que elas promovem, sendo que o aluno, professor ou pesquisador podem ter acesso a elas de qualquer parte do mundo, com qualquer dispositivo móvel com internet, login e senha.