Professoras utilizam QR Code para estimular a leitura de poesia

Hoje em dia, a maioria dos alunos tem acesso fácil a aparelhos de celulares. Em Picos, no Piauí, professoras de uma escola aproveitaram o potencial da tecnologia e espalharam códigos QR Code pela escola para os alunos analisarem gêneros textuais com ajuda do celular.

QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Para desenvolver a atividade, as aulas de informática foram integradas à disciplina de português. Na ocasião, foi desenvolvida uma atividade com os alunos de sexto e sétimo anos que tinha o objetivo de analisar gêneros textuais, incentivando a leitura e a descoberta a partir de códigos espalhados pela escola.

Durante a atividade, foram selecionados trechos de um poema e os alunos foram desafiados a juntar os pedaços e analisar qual seria o seu gênero textual. Cada estrofe ganhou um QR Code impresso em cartazes que deveria ser encontrado pelos estudantes em uma espécie de caça ao tesouro.

Os alunos foram divididos em grupos e precisaram baixar um aplicativo com leitor de QR Code em seus celulares. Ao encontrar o código e posicionar a câmera sobre a imagem, eles eram direcionados a uma página com trechos dos poemas e dicas sobre onde encontrar a próxima estrofe.

O projeto foi finalizado com a filmagem de um dos integrantes da equipe lendo o texto para o restante da classe. Depois, a turma foi para o laboratório de informática e publicou o vídeo nas redes sociais, junto com as respostas para cada pergunta que estava nos códigos.

Via: Porvir