princípios de finanças corporativas

Conheça a importância do livro “Princípios de finanças corporativas”

Entender os princípios de finanças corporativas é uma das bases para os alunos dos cursos de economia, administração, ciências contábeis e demais áreas que atuam diretamente nos departamentos financeiros das empresas.

Neste contexto, o livro “Princípios de finanças corporativas” é um dos mais recomendados pelos professores, pois apresenta o tema de maneira simples e objetiva.

Para quem quer seguir carreira na área de exatas, “Princípios de finanças corporativas” é uma obra clássica e deve fazer parte do acervo pessoal de cada aluno.

O que são finanças corporativas?

Basicamente, as finanças corporativas envolvem todas as decisões financeiras tomadas em um empreendimento. Para isso, são utilizadas ferramentas e análises para fundamentar as ações.

Antes de tudo, é preciso saber que as finanças corporativas são as responsáveis pelo controle de todo o dinheiro que entra e sai da empresa. Portanto, elas são prioritárias para que os gestores realizem um bom trabalho.

Afinal, as finanças corporativas buscam alcançar a valorização do patrimônio empresarial por meio de lucros, resultados positivos ou investimentos. Trata-se de uma área essencial para o negócio, pois é com base na real situação financeira da empresa que se pode traçar as melhores ações capazes de gerar lucro.

Conheça alguns princípios de finanças corporativas

Dentro da área, há alguns princípios de finanças corporativas importantes e indicadores que devem ser conhecidos por quem sonha em atuar neste ramo. Separamos alguns:

Ticket médio: é o valor médio das vendas realizadas no mês. Divide-se o valor do faturamento pelo número de vendas.

Custos fixos: é calculado com base nos valores que precisam ser pagos independentemente dos resultados obtidos. Com eles, é possível ter uma noção básica de quanto é preciso faturar ao longo do mês para ter lucro.

ROI: o retorno sobre investimento é muito usado em projetos para saber se o lucro alcançado valeu o custo.

Endividamento: com ele, é possível saber o volume de capital de terceiros que está sendo utilizado. O gestor precisa ter estes dados em mãos para traçar a melhor estratégia para a empresa.

Leia também: Ensino superior no Brasil: conheça as principais áreas de finanças que estão em alta

Saiba mais sobre o livro “Princípios de finanças corporativas”

Obra clássica da área de exatas, “Princípios de finanças corporativas” descreve a teoria e a prática da gestão financeira das empresas, indispensáveis para os profissionais que atuam no setor.

No livro, os autores ampliaram a análise sobre finanças comportamentais e sobre questões éticas, entre elas: evitação fiscal agressiva, aquisições hostis e vendas a descoberto. Outra questão de destaque foi a alavancagem oculta.

A nova edição é considerada um dos melhores livros de finanças corporativas do mundo.

Como é dividido o livro “Princípios de finanças corporativas”?

Em sua 12ª edição, o livro dos autores Richard Brealey, Stewart Myers e Franklin Allen possui 11 partes e 34 capítulos para abordar todos os princípios de finanças corporativas e os principais assuntos sobre o tema.

Confira os títulos e divisões da obra:

Parte I – Valor

1. Objetivos e governança de uma empresa
  2. Como calcular valores presentes
  3. Calculando o valor dos títulos
  4. O valor das ações ordinárias
  5. O valor presente líquido e outros critérios de investimento
  6. Tomando decisões de investimento com base no critério do valor presente líquido

Parte II – Risco

1. Introdução ao risco e ao retorno
  2. Teoria da carteira e modelo CAPM de avaliação de ativos
  3. Risco e o custo de capital

Parte III – Melhores Práticas em Decisões de Investimento

1. Análise de projeto
  2. Investimentos, estratégia e lucros econômicos
  3. Problemas de agência, compensação e avaliação de desempenho

Parte IV – Decisões de Financiamento e Eficiência do Mercado

1. Mercados eficientes e finanças comportamentais
  2. Visão geral sobre o financiamento de empresas
  3. Como as empresas emitem títulos

Parte V – Política de Distribuição de Lucros e Estrutura de Capital

1. A política de distribuição de lucros
  2. A política de endividamento tem importância?
  3. Quanto uma empresa deve se endividar?
  4. Financiamento e avaliação

Parte XI – Conclusão

1. Conclusão: o que sabemos e o que não sabemos sobre finanças

Conheça o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Se você está em busca de informações sobre o livro “Princípios de finanças corporativas”, saiba que o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca pode te ajudar.

Criado para oferecer assinatura pessoal de catálogos segmentados em 6 áreas do conhecimento, o Clube Minha Biblioteca garante acesso rápido e fácil a milhares de obras de autores renomados com a melhor relação custo-benefício do investimento.

Os livros de economia, como “Fundamentos de Economia”, fazem parte do catálogo de exatas com 3,5 mil títulos disponíveis a qualquer hora e local, através de um dispositivo com acesso à internet.

Com diversas vantagens para alunos, professores e pesquisadores que procuram informações confiáveis e atualizadas, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca é a solução ideal, com recursos que facilitam os estudos e pesquisas, como sistema de busca avançado por palavra-chave em tempo real.

Acesse o site e conheça todos os benefícios de uma assinatura pessoal!