Por que todos terão um e-reader (leitor de livros) em breve?

Vivemos um tempo de transição. A tecnologia já venceu o rótulo de novidade e agora passa a se tornar um hábito. Estudiosos dizem que em menos de 5 anos, livros impressos serão artigos de luxo, mas a grande questão é como leremos nesse presente-futuro. Buscando resolver essa questão, trouxemos diversos tópicos que relacionam livros físicos, tablets e e-readers.

Ler por mais tempo

Além de possuir uma tela excessivamente brilhante, todos os tablets são desenvolvidos para realizar diversas tarefas simultaneamente. O que esvazia uma bateria em poucas horas. Com um e-reader carregado, você pode ler por um mês inteiro, mesmo com muito uso. Okay, livros não precisam de eletricidade, mas para adquirir um é preciso demandar mais dinheiro, espaço e tempo – com um reader você aproveita esses recursos para ler ainda mais.

Ler mais rápido

Um aplicativo está sendo desenvolvido para acelerar a velocidade de leitura em até três vezes. O Sprintz exibe uma palavra por vez, no mesmo lugar e com o centro visual da palavra destacado, evitando que seus olhos fiquem indo de um lado ao outro e facilitando a assimilação das palavras.

Essa ferramenta promete revolucionar a leitura. Por exemplo, com ele será possível ler uma obra de até 300 páginas em cerca de 90 minutos. Ele poderá ser instalado tanto em tablets quanto em e-readers. Obviamente os impressos continuarão com o metódo tradicional.

Ler por um preço mais em conta

Este benefício é um dos que mais pesam na escolha dos brasileiros. Pode parecer mais caro no começo, afinal, livros impressos não precisam de nenhum leitor a não ser nossos olhos. Ainda assim, é mais barato ler através de um leitor digital.

Por diversos fatores logísticos e de produção, comprar uma única obra física pode ser até 80% mais caro que adquirir um e-book idêntico. Sem citar que existem milhares de e-books gratuitos. Por outro lado, um tablet também conta com esses benefícios, mas por um preço bem mais elevado. Em terras tupiniquins, esse eletrônico ultrapassa facilmente R$1.000. Enquanto um e-reader de boa marca sai por no máximo R$400.

Ler de forma sustentável

Livros são feitos de papel. Papel é feito de celulose que é extraída de árvores. O meio ambiente carece de atitudes sustentáveis e a preocupação com desenvolvimento sustentável (inclusive do tipo cultural) é uma tendência no mundo todo.

Como você bem sabe, e-books são dados digitais lidos por um aparelho eletrônico. E aí está mais uma vantagem do e-reader em relação ao tablet.

Esse aparelho tem uma vida útil muito maior do que qualquer tablet de qualquer marca. Tablets têm uma vida útil curtíssima, de um ano ou dois no máximo. Já e-readers, mesmo com lançamentos, conseguem cumprir a sua função por até 6 anos, diminuindo muito a produção de lixo eletrônico.

Ler sem distrações

Enquanto e-readers tem o foco na leitura, tablets têm diversas funções. Isso é uma concorrência injusta contra qualquer obra, por mais que você seja apaixonado por literatura e que ler seja um hábito diário. Em caso de universitários, esse aspecto é multiplicado por cem. Nem sempre o conteúdo a ser lido é do interesse do aluno, e nessas horas até o joguinho mais chato fica sensacional. Imagina então quando esse estudante tem, a um toque, aplicativos como YouTube, Facebook. Sem falar nos blogs e amigos online.

Ler sem cansar os olhos

O tipo de tela adotado por um tablet e por um e-reader é bem diferente. Os primeiros adotam o padrão de LCD (como a maioria dos dispositivos touchscreen, como smartphones). Claro que esse tipo de “monitor” não vai danificar a sua visão, mas certamente leva a um esforço maior para realizar uma leitura.

Isso pelo fato de esse tipo de tela ser brilhante e emitir luz direta, tornando-se cansativa quando é preciso manter a atenção na imagem por muito tempo. Já os e-readers adotam a tecnologia e-ink, com telas opacas (em vez de brilhantes) e que não geram reflexos. Com isso, elas deixam a leitura muito mais agradável, “imitando” o processo realizado em livros de papel, sem cansar os olhos. O efeito pode ser ainda mais perceptível para quem passa longos períodos em computadores e smartphones.

Ler em qualquer lugar

Tente carregar um romance de 300 páginas por aí. Além de pesado, um livro desse tamanho ocupa muito espaço. Que, aliás, é um bem crucial nestes dias em que a tendência é otimizar. Em um e-reader, você pode carregar uma coleção de romances e muitos outros livros digitais pelo peso de um livro de bolso. Claro que acaba chamando uma atenção indesejada em certos lugares (especialmente no Brasil), mas com bom senso e cuidado, você pode ler os seus e-books em muitos ambientes.

Tablets também são portáteis, mas como visto no item anterior, eles possuem uma tela com brilho excessivo que a tornam ilegíveis em ambientes com muita luz, como qualquer lugar ao ar livre em um dia de sol.

O futuro já é presente. Descubra como uma biblioteca digital e um e-reader pode transformar a sua relação com o conhecimento. Mesmo que pareça – e de fato seja – uma grande mudança, o benefício final sempre será o mesmo: experiências únicas que só um bom livro, virtual ou não, pode gerar.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.