or que e como promover diversidade nas empresas.

Por que e como promover diversidade nas empresas?

Diversidade nas empresas é um assunto que vai além de incluir qualquer grupo dentro de um negócio para preencher um espaço. É uma oportunidade para criar um ambiente de trabalho com competências e habilidades mais diversificadas, além de um ambiente mais lucrativo e produtivo.

De acordo com o estudo do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, a empresa tem 4% de aumento na produtividade. Observou-se também 5% a mais de produtividade com o aumento da diversidade de gênero. Assim, é possível identificar também benefícios para uma saúde organizacional mais sólida e com melhor performance financeira. Dessa forma, as ações de inclusão podem abranger ainda a diversidade etária, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+.

EmpregueAfro

A CEO da EmpregueAfro, Patrícia Santos, conta como a inclusão dá a visibilidade certa para talentos, além de trazer outros benefícios para empresa. Confira!

Qual a diferença entre a EmpregueAfro e as outras empresas que abrem vagas para grupos minoritários?
Somos uma consultoria de RH com foco em diversidade étnico-racial. Por isso, atuamos no fortalecimento do engajamento das empresas na temática por meio de treinamentos e palestras que eu mesma faço. Na atuação das vagas afirmativas, nosso time de recrutamento e seleção é formado por psicólogos e profissionais da área de RH, que visam humanizar esses processos com os candidatos, além de fazer o acompanhamento pós-contratação. As empresas que estão conosco vivem esse ciclo completo de valorização da diversidade e o processo todo de inclusão. 

Qual a importância da EmpregueAfro para a valorização de uma empresa?
Ela agrega valor à marca porque temos uma expertise única no mercado e um compromisso muito real com a causa. O que faz com que a gente possa trabalhar de uma maneira muito dedicada e aplicada, consciente do nosso papel de transformação  social.

Você vê mudanças no cenário atual do mercado de trabalho com essas oportunidades?
Eu vejo poucas mudanças, infelizmente. Com a morte do George Floyd e o movimento Vidas Negras Importam, a gente teve uma adesão muito grande de muitas empresas. Algumas ações foram muito pontuais e depois não vi nada mais concreto. Vejo as empresas ainda abrindo algumas vagas, um ou outro treinamento. Mas dentro da jornada do colaborador, eles não estão muito interessados em fazer as pessoas negras alcançarem cargos de liderança. A gente ainda tem pouquíssimos negros em cargos de liderança.

Como promover?

Assim, se você se interessou pelo tema já percebeu o tamanho do desafio que é a inclusão na prática. Por isso, separei algumas dicas que poderão te ajudar:

  • Sempre estar atento às pautas deste meio, sabendo como se posicionar em diversos assuntos. Se não souber, considere contratar um especialista no tema.
  • Abrir mais vagas de trabalho focadas em grupos minoritários;  
  • Garantir um ambiente confortável em que a pessoa possa se abrir em qualquer situação que estiver passando; 
  • Criar políticas de procedimentos em casos de discrimação e preconceito;
  • Criar estratégias para os colaboradores trocarem experiências;
  • Desenvolver uma cultura organizacional de respeito e valorização da diversidade;
  • Construir planos de carreira para todas as pessoas e apoiar o desenvolvimento de cada um.

Acompanhe no próximo artigo sobre o tema ações práticas que são referência no mercado de trabalho.

 

Autoria: Katharina Brito, estagiária de Marketing
Supervisão: Mayara Yamaguti, coordenadora de Marketing