Plataforma interativa mapeia as bibliotecas públicas do Brasil

Diversos projetos estão sendo desenvolvidos pelo Ministérios da Cultura e da Educação para aumentar o índice de leitura do brasileiro. Segundo dados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012, esse índice está estimado em 1,85 livro por trimestre.Entre os projetos desenvolvidos nesse sentido destaca-se o Cadastro Nacional de Bibliotecas, parte do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), do Ministério da Cultura (MinC).

Com o intuito de facilitar a busca por bibliotecas públicas, o MinC lançou uma plataforma na qual é possível localizar no mapa brasileiro as 6.021 bibliotecas públicas municipais, estaduais e comunitárias já registradas no Cadastro. Além do endereço, estão disponíveis informações como a acessibilidade das instituições. Para acessar o mapa, clique aqui.

Dados posteriores

Outros dados de cada biblioteca cadastrada, como acervo, serviços, infraestrutura, gestão, relação institucional e público principal da biblioteca, podem ser complementados posteriormente pelos gestores responsáveis por esses equipamentos. Dentro do processo de aprimoramento e atualização do mapa, novas bibliotecas, bibliotecas comunitárias e pontos de leitura também poderão ser cadastrados no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), que também passa por processo de reformulação. Criado pelo MinC, o SNIIC visa coletar, armazenar e difundir dados e informações sobre a cultura brasileira.

Via: Portal Brasil