Plano de aula: saiba como a bibliotecária ajuda a elaborá-lo

Dentro da biblioteca da universidade, a maioria de nós já conhece o papel da bibliotecária. Essa profissional é responsável por organizar o acervo e recomendar obras acadêmicas aos alunos de acordo com o que eles buscam naquele momento. Mas, você sabia que a bibliotecária pode contribuir ainda mais dentro da instituição acadêmica? Ela pode ser uma grande auxiliar dos professores no momento de elaborar o plano de aula.

Qual o papel da bibliotecária no plano de aula?

Todo profissional que lecione em uma universidade, independentemente do curso de formação, necessita de um plano de aula para desempenhar bem o ensinamento aos alunos, ter fundamentos teóricos e ajudar os estudantes a compreender de forma assertiva determinada disciplina.

Antes de prepará-los, além dos conhecimentos próprios adquiridos na própria formação, o professor precisa elaborar uma bibliografia básica e complementar com base naquilo que a instituição tem a oferecer aos alunos.

E quem conhece melhor o acervo físico e digital da universidade do que a bibliotecária? É por isso que ela pode ser o braço direito do professor nesse aspecto, proporcionando clareza sobre qual obra se adapta melhor ao que ele pretende apresentar em aula e, principalmente, ajudando-o a consultar esse acervo, seja na própria instituição ou na internet.

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.

Por que montar o plano de aula com base no acervo da universidade?

Proporcionar aos alunos a possibilidade de ler determinado capítulo exposto na aula ou conhecer a obra na íntegra utilizada pelo professor é uma ótima maneira de auxiliá-lo nos estudos. Por isso, a bibliografia do plano de aula e o acervo da universidade devem estar interligados.

Um aluno que consegue tirar suas dúvidas diretamente na fonte ou estudar o material apresentado pelo professor antes das provas ou outras atividades tem tudo para ter um aproveitamento melhor em sala de aula e no curso de formação em geral.

A boa performance da classe como um todo também significa que o docente que ministra as aulas desempenha um bom papel. Consequentemente, a universidade recebe reconhecimento e pode se tornar referência para outros alunos.

– 5 estratégias para reduzir a evasão no ensino superior
– Como adquirir um acervo digital de qualidade e reconhecido pelo MEC
– Saiba como a biblioteca digital ajuda a reduzir os custos da biblioteca física

Para que tudo isso funcione de forma assertiva, é fundamental ter um acervo físico e digital completo, com as obras das disciplinas lecionadas, incluindo diversas editoras. Do contrário, sempre vai faltar material de embasamento para os professores e os alunos serão prejudicados.

Se a sua universidade ainda precisa investir em um bom acervo, conheça o Minha Biblioteca e veja como essa plataforma pode ajudar a instituição como um todo – alunos e professores – e fazê-la se destacar frente às universidades.

Agora que você já sabe como a bibliotecária contribui na elaboração de um plano de aula, faça um trabalho em conjunto com os professores, colha os melhores resultados para as aulas e ajude os alunos a alcançarem um bom desempenho nas suas disciplinas.

Quer receber mais informações como essa? Continue acompanhando o nosso blog que sempre publicamos dicas interessantes sobre o mundo da educação.

Caso tenha interesse em nossa plataforma digital de livros, entre em contato conosco!

Chegou a hora de testar a Minha Biblioteca na prática. Solicite seu trial!