Dia Mundial do Autismo

Pessoas autistas no mercado de trabalho

Você deixaria de contratar Elon Musk, fundador da SpaceX, atual CEO da Tesla e proprietário do Twitter, se soubesse que ele tem a síndrome de Asperger? Esse é um grau dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil. Assim, para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo trouxemos algumas dicas para criar um ambiente de trabalho acolhedor para pessoas autistas. Confira!

O que é TEA

TEA é uma síndrome do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida por comportamentos que incluem: atrasos e/ou dificuldades na interação social e comunicação, e apresentação de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Desde 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) destina o dia 2 de abril para iniciativas de conscientização sobre o tema. No Brasil, a Lei 12.764/12, conhecida como Lei Berenice Piana, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Autistas no Mercado de Trabalho

A estimativa do IBGE é que 85% dos autistas estão fora do mercado de trabalho, e isso traz uma grande importância aos esforços de inclusão. Por isso, para aumentar a visibilidade sobre o tema é imprescindível criar mecanismos de acolhimento, sempre estimulando a independência e autonomia. Veja:

• Conheça e respeite as limitações do outro.
  • Mostre o organograma da empresa apresentando sua posição e explicando que é passível de mudança.
  • Ao delegar, faça de forma objetiva e de fácil compreensão.
  • Nos casos de dúvidas, explique a mesma coisa de formas diferentes e mais objetivas ou direcionadas possíveis.
  • Mostre claramente quais serão as atribuições, estabeleça prazos, temporize as atividades e forneça as informações certas desde o início. Isso pode significar que um convite por escrito para uma reunião deve incluir detalhes sobre a localização, tempo, duração e conteúdo da discussão, objetivos, bem como os nomes e posições dos participantes.
  • Para explicar suas tarefas, considere desenhar ou explicar por meio de fluxogramas.

Quer saber mais?

Esse conteúdo e muito mais você encontra nos livros da Minha Biblioteca:

VENDRAMETTO, Rose Kelly Irene S. da C. Melicio, O. Autista no Mercado de Trabalho: Editora Blucher, 2021. E-book. ISBN 9786555500707. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555500707/. Acesso em: 30 mar. 2023.

MONTENEGRO, Maria A.; CELERI, Eloisa Helena R V.; CASELLA, Erasmo B. Transtorno do Espectro Autista – TEA: Manual Prático de Diagnóstico e Tratamento: Thieme Brazil, 2018. E-book. ISBN 9788554650827. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788554650827/. Acesso em: 30 mar. 2023.

CAMINHA, Vera Lúcia Prudência dos S.; HUGUENIN, Julliane Yoneda A.; ALVES, Priscila P. Autismo : vivências e caminhos: Editora Blucher, 2016. E-book. ISBN 9788580391329. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580391329/. Acesso em: 02 abr. 2023.