Veja como os livros e as tecnologias digitais melhoram a qualidade de instituições de ensino

Quando o assunto é ensino, a fundamentação teórica faz parte tanto da vida dos professores quanto dos estudantes. Essa forma de estudo está presente em todos os níveis — fundamental, médio, técnico, superior —, pois é essencial para a formação completa em cada um deles. Por conta disso é que existem os livros e as tecnologias digitais. Essas soluções são responsáveis por facilitar a preparação das aulas, auxiliar nos estudos, gerar menos impacto no orçamento e melhorar qualidade de ensino nas instituições.

Como os livros e as tecnologias digitais impactam na qualidade das instituições?

Principalmente em instituições de ensino superior, os acervos digitais fazem parte das características de decisão de um aluno em estudar ou não naquela universidade. Nessa etapa da vida acadêmica, a leitura de livros específicos da área de formação são essenciais e ter que arcar com o custo deles é uma das principais preocupações dos alunos.

Porém, quando a instituição de ensino já dispõe de uma acervo físico e digital repleto de obras das mais importantes editoras, ela demonstra que preza pela qualidade da aprendizagem e deixa claro que o futuro aluno não precisará comprá-los.

Isso quer dizer que, no momento de preparação das aulas, os professores têm à disposição todas as obras essenciais para o conteúdo. Para acompanhá-las e fazer o estudo em casa, os estudantes também têm fácil acesso ao material. O resultado é uma turma bem alinhada e que consegue ter um desenvolvimento mais assertivo em todas as disciplinas.

Quando o acervo é reconhecido pelo MEC, a instituição passa ainda mais credibilidade aos estudantes em relação ao material disponibilizado. Sem contar que, se os títulos são bem avaliados, fica claro que as obras são de qualidade e relevantes para aquele nível acadêmico.

O melhor de tudo sobre os livros e as tecnologias digitais é que os alunos não precisam ficar presos às bibliotecas dentro da instituição de ensino. Por vezes, há a necessidade de consultar o acervo para fazer atividades complementares, análises das disciplinas e, até mesmo, o importante trabalho de conclusão de curso (TCC). Assim, ter acesso às obras de forma remota, em casa, na rua ou onde for necessário, contribui ainda mais para o desempenho do estudante.

Outra característica importante é que tudo pode ser feito por meio de dispositivos móveis. Para tornar a leitura mais rápida e acessível, os estudantes podem consultar o acervo pelo smartphone ou tablet e ter as obras disponíveis a qualquer momento.

Como colocar essas atitudes em prática?

Agora que você já entende a importância de valorizar os livros e as tecnologias digitais na instituição de ensino, está na hora de colocar em prática as ações que vão oferecer mais qualidade para alunos e professores.

É importante que você procure por plataformas completas, com um acervo digital repleto das principais obras, que conta com as melhores editoras e diferentes edições de determinado livro.

Se você se preocupa em impulsionar a qualidade da sua instituição de ensino, conheça o Minha Biblioteca e ofereça mais rapidez, facilidade e resultados para os seus alunos!

Baixe nosso whitepaper e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino.