Ônibus-biblioteca visa estimular a leitura

Com acervo de 2 mil títulos infantis, juvenis e adultos, o ônibus-biblioteca  vermelho do projeto Livro nas Praças inicia a programação do segundo semestre em setembro e deve passar por dez localidades até o final ano. O Largo de São Francisco da Prainha, no bairro da Saúde, será o primeiro a receber o projeto.

A ideia é tornar a leitura acessível a diversos públicos, contribuindo para a cultura e educação. Cerca de 80% dos livros são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato.

Livros especiais

O ônibus-biblioteca vermelho oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos. E ainda conta com acervo de 50 livros específicos de literatura afro-brasileira e indígena, de acordo com legislação para bibliotecas municipais.

Uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso também é disponibilizada no ônibus, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura.

Durante o início do ano, de março a junho, o ônibus-biblioteca vermelho circulou no estado do Rio de Janeiro e recebeu mais de 6 mil visitantes, totalizando mais de 700 empréstimos de livros. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o número de visitantes aumentou aproximadamente 15% e o percentual de empréstimos subiu 124%.

Já em São Paulo, durante 25 dias, quase 7 mil visitas foram registradas, a maioria de grupos escolares.

O projeto Livro nas Praças

– O leitor pode levar emprestados até dois livros, gratuitamente, mediante apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro;

– Os livros devem ser devolvidos ao ônibus-biblioteca vermelho em qualquer praça, durante a permanência do projeto;

– Os visitantes podem ler dentro do ônibus ou escolher um exemplar para levar para casa, dentre os dois mil livros infantis, juvenis e adultos do acervo.

A biblioteca permanece aberta ao público das 10h às 16h, e irá circular pelo Rio de Janeiro, em Acari, Realengo e Vidigal, passando por parques e praças como a Alm. Júlio Noronha, Imperatriz, Apoteose e Padre Miguel.

Via: Segs/Educação