Obras de arte podem estimular a criatividade de alunos

Um dos grandes desafios que os professores enfrentam é o de estimular a criatividade dos estudantes. Para atingir esse objetivo, são usados aplicativos, trabalhos dinâmicos e outros tipos de atividades que fazem com que as aulas saiam do padrão. Mas, o que poucos docentes percebem é que as obras de arte podem ser ótimas para melhorar a criatividade dos alunos.

 

Os professores podem, por exemplo, exibir uma obra e pedir para que a classe observe diversos aspectos nela. Se você é professor, peça primeiramente para que todos observem a arte e apontem os elementos que lhes chamam a atenção nela: personagens, cores, traços, etc.

 

Esse primeiro ato fará com que todos prestem atenção naquilo que estão vendo e poderá dar margem a uma segunda atividade: a interpretação. O que os alunos entendem daquilo que está sendo mostrado? Deixe que todos deem as suas opiniões sem se preocupar se elas estão certas ou erradas. Esse será o momento de deixar que o cérebro trabalhe livremente – fato que é essencial para que a criatividade seja estimulada.

 

Além disso, não deixe de pedir para que os alunos façam atividades como releituras da obra ou até mesmo uma redação baseada naquilo que viram. Pedir para que eles criem uma história, por exemplo, pode ser extremamente positivo.

 

Lembre-se também de apresentar características formais da obra, como o ano da execução, o movimento artístico, um pouco da história do autor, etc.

Adaptado via Universia