O que esperar da Engenharia do Futuro

O mercado de trabalho mudou. A forma de trabalhar também. Por isso, na área das Ciências Exatas surge a tendência da Engenharia do Futuro. Quer saber o que esperar dessa mudança e como se preparar para os novos caminhos da profissão? Leia abaixo o artigo com a participação do professor de pós-graduação e MBA na área de projetos da FIA e da Escola de Engenharia do Mackenzie, Fernando Veroneze.

O que é

A Engenharia do Futuro é caracterizada por inovações tecnológicas e mudanças na forma como os engenheiros e engenheiras trabalham e se comunicam. Dessa forma, para Fernando Veroneze, as principais tendências incluem:

  • Gestão de projetos: os engenheiros precisarão gerenciar projetos de forma mais eficiente. Por isso, será necessário utilizar metodologias ágeis e ferramentas colaborativas para otimizar recursos e entregar resultados de qualidade.
  • Inteligência Artificial (IA): a IA irá desempenhar um papel crucial na automação de processos e na análise de dados, permitindo, assim, que os engenheiros inovem de maneira mais rápida e eficiente.
  • Habilidades sociais: a habilidade de se comunicar efetivamente e trabalhar em equipe será cada vez mais valorizada, à medida que os engenheiros colaborarem com profissionais de diversas áreas e culturas.
  • Adaptabilidade /educação flexível: os engenheiros do futuro deverão estar preparados para se adaptar às mudanças tecnológicas e do mercado.

Quais carreiras estão dentro da Engenharia do Futuro?

  • Engenharia de software e inteligência artificial: com a crescente importância da automação e da análise de dados, os profissionais capacitados para projetar e desenvolver soluções de software e IA serão altamente valorizados.
  • Engenharia biomédica: a convergência entre medicina e tecnologia está impulsionando inovações em dispositivos médicos, diagnósticos e terapias personalizadas, aumentando, assim, a demanda por engenheiros biomédicos.
  • Engenharia de energia renovável: com a necessidade de transição para fontes de energia mais sustentáveis, engenheiros especializados em energia renovável, como solar, eólica e outras tecnologias limpas, serão cada vez mais requisitados.
  • Engenharia ambiental: diante das mudanças climáticas e da crescente preocupação com a sustentabilidade, a engenharia ambiental se concentrará em soluções para conservação de recursos, tratamento de resíduos e proteção do meio ambiente.

Por fim, o professor de Engenharia ressalta que o profissional deve buscar vivências diversas além da sua área usual. Assim, outra sugestão de Fernando Veroneze é manter o investimento contínuo em aprimoramento técnico e profissional, além de networking. “Isso possibilita o desenvolvimento de perspectivas mais amplas sobre os desafios e promove maior adaptabilidade às situações enfrentadas”, conta. 

Quais são as habilidades e competências dos engenheiros do futuro?

A multidisciplinaridade unida ao desenvolvimento de habilidades sociais, como pensamento crítico e resolução de problemas, são a chave para os engenheiros do futuro. “Isso os ajudará a lidar com a era atual de acesso excessivo às informações, redes sociais e mudanças tecnológicas disruptivas”, afirma Fernando Veroneze.

Aprofunde-se no tema:
Confira algumas recomendações de leitura!

  • Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica (Antonio Cesar Amaru Maximiano e Fernando Veroneze) disponível no acervo MB aqui.
  • Inteligência Artificial: Do zero ao metaverso (Martha Gabriel) disponível no acervo MB aqui.
  • Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro)
  • Estratégia empresarial – as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas (Marcello Romani-Dias, Caio Sousa da Silva, Aline dos Santos Barbosa)