Minha Biblioteca: uma década de história

Completando 10 anos no mercado, a Minha Biblioteca é formada por mais de 15 grandes editoras acadêmicas do país e 38 selos editoriais. Foi criada para ser a melhor e principal plataforma de conteúdo acadêmico para formação e atualização profissional.

Com a Minha Biblioteca é possível oferecer acesso a milhares de e-books de qualidade por meio de uma plataforma prática, intuitiva e com diversas ferramentas que facilitam a leitura online e o aprendizado. Através de qualquer dispositivo conectado à internet, alunos, professores e profissionais têm acesso ao acervo digital da sua instituição na palma da mão, a qualquer hora e lugar, basta um clique no computador, tablet ou smartphone.

Além da praticidade, a Minha Biblioteca disponibiliza um amplo acervo multidisciplinar com  milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos em português, divididos em sete catálogos: Medicina, Saúde, Exatas, Jurídico, Sociais Aplicadas, Pedagógica e Letras & Artes, que atendem à bibliografia de mais de 400 cursos de graduação e pós-graduação.

Quer conhecer mais sobre a história da Minha Biblioteca e os cases de sucesso que colecionamos ao longo dos seus dez anos? Trouxemos tudo isso neste artigo!

Minha Biblioteca: uma história de sucesso

A Minha Biblioteca nasceu em 2011, formada a partir de um consórcio das editoras Grupo GEN, Editora Atlas, Editora Saraiva e Grupo A. Em 2012, a plataforma passou a se integrar com os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e portais das Instituições de Ensino, facilitando e agilizando o acesso de todos os usuários da comunidade acadêmica. No ano seguinte, a Minha Biblioteca passa a criar metadados próprios, terminando o ano com mais do dobro da sua base de clientes parceiros e incremento de 45% dos títulos disponíveis no catálogo.

Em outubro de 2014 a Editora Manole ingressa no consórcio de editoras sócias fundadoras da Minha Biblioteca, ampliando significativamente o catálogo e a cobertura de bibliografias essenciais para diversos cursos.

Em 2015, foi lançada a Pasta do Professor, um serviço para venda de e-books e capítulos avulsos a professores e estudantes com necessidades de conteúdos de referência para apoiar a construção de planos de aula, pesquisas e trabalhos acadêmicos.

Dando continuidade aos esforços para ampliar cada vez mais o acervo virtual para cobertura de cursos acadêmicos, técnicos, científicos, em 2016, 4 novas editoras convidadas passaram a integrar o catálogo da Minha Biblioteca, são elas: Zahar, Cengage Learning, Cortez e Grupo Autêntica. 

Em 2018 a Minha Biblioteca lança o recurso para leitura offline atendendo as demandas das Instituições de Ensino em relação aos planos de contingência e necessidades dos usuários para acesso fácil, rápido e conveniente em qualquer dispositivo, independente da sua conexão com Internet estar ativa.

Em 2019, a Minha Biblioteca inova o seu modelo de negócios para melhor adequar a oferta de catálogos de acordo com as necessidades das Instituições de Ensino. A assinatura das coleções passam a ser disponibilizadas de forma segmentada em 7 áreas do conhecimento.

Em 2020 a Minha Biblioteca lança o Clube de Assinatura, uma iniciativa que permitiu a assinatura pessoal de catálogos segmentados no modelo B2C para estudantes, professores e profissionais que buscam conteúdos atualizados para suas atividades de pesquisa, estudo e atualização. Outros marcos importantes foram o lançamento de uma nova versão da plataforma, mais rápida e intuitiva, com um sistema de busca avançada e a conquista do prêmio PRODAF 2020, Programa de Desenvolvimento e Avaliação de Fornecedores, orientado para o crescimento de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos de materiais e serviços.

Em 2021 a Minha Biblioteca completa 10 anos superando a marca de 800 instituições clientes parceiras no Brasil, com mais de 4 milhões de usuários e um catálogo com mais de 10 mil títulos de referência que atendem aos requisitos do MEC para compor as bibliografias básicas e complementares de mais de 400 cursos.

Nossa missão e valores

Nós da Minha Biblioteca prezamos por apoiar nossos clientes parceiros na disseminação do conhecimento, contribuindo para um ensino de qualidade, cada vez mais acessível e inclusivo, por isso, seguimos comprometidos a oferecer a melhor e principal plataforma de conteúdos para o aprendizado de alunos e professores  e gestão do acervo.

Conheça a nossa missão e nossos valores:

Missão

  • Apoiar a construção e disseminação do conhecimento.
  • Oferecer qualidade e crescimento da educação com base na excelência de conteúdos acadêmicos e tecnologia inovadora.

Valores

  • Inovação
  • Qualidade e excelência
  • Colaboração
  • Acessibilidade
  • Empenho para com os clientes, parceiros, acionistas, autores e colaboradores
  • Responsabilidade social e crescimento sustentável

Quer saber como a Minha Biblioteca apoia as instituições de ensino superior com as avaliações do MEC? Clique aqui para baixar o ebook.

A experiência de sucesso dos nossos clientes 

A Minha Biblioteca faz parte da história de diversas instituições de ensino que buscam promover a modernização de seus cursos para oferecer uma experiência mais eficiente e completa a seus alunos e professores, destacando-se no mercado pela excelência.

Conheça agora alguns depoimentos de parceiros que ajudaram a construir a história da Minha Biblioteca!

Quando fiz minha pós-graduação, um dos livros que utilizei fazia parte do acervo da Minha Biblioteca. Foi uma experiência muito agradável, era possível citar pequenos trechos, realizar busca do assunto desejado dentro do livro, o que otimizou muito o meu tempo com a pesquisa. Ouço relatos de alunos das instituições da Ânima que estão cada vez mais conectados, e a Minha Biblioteca tem um papel fundamental: auxiliar no aprendizado com conteúdo de qualidade e sempre atualizado. E-books das mais renomadas editoras com recursos que facilitam a leitura, aproximando o livro digital do livro físico. É uma experiência que vale a pena conferir de perto.” – Márcia de Macedo Barbosa, Coordenadora de Bibliotecas da Ânima Holding

“Estou fazendo a gestão do acervo online da PUC-PR há quatro anos e sempre ouvi muitos elogios para a Minha Biblioteca, muitos alunos falam da facilidade de utilizar a plataforma e dos excelentes títulos. Em relação a outras do mercado, a Minha Biblioteca é, sem sombra de dúvidas, a melhor plataforma de suporte e estatísticas.” – Joyce Leonita da Silva, Bibliotecária da PUC-PR

“A experiência de uso da plataforma Minha Biblioteca tem sido muito positiva, sobretudo em um momento em que nossos usuários estão em atividades predominantemente remotas. Acredito que a coleção agregou conteúdos muito úteis ao nosso acervo eletrônico.” – Michele Lebre de Marco, Coordenadora da Biblioteca da Unicamp

“A minha experiência está sendo histórica e muito satisfatória – por ser a primeira vez que a UFMG adquiriu livros eletrônicos para os alunos da Instituição e porque a aquisição de livros eletrônicos veio na hora certa para esse momento difícil que estamos passando, devido à pandemia da covid-19. É muito gratificante para o bibliotecário da UFMG poder oferecer aos discentes livros eletrônicos da bibliografia básica para que eles estudem em casa. Considero que a aquisição dos livros eletrônicos da Minha Biblioteca foi a solução ideal para o momento que estamos passando.” –  Cleide Vieira de Faria, Bibliotecária da UFMG

“A plataforma Minha Biblioteca nos possibilita o acesso a e-books de editoras de excelência e ao mesmo tempo nos auxilia a fortalecer nossa qualidade nos serviços que oferecemos. Dispõe de excelentes títulos e recursos que favorecem o acesso às informações pelos alunos e professores de nossa Instituição.” – Douglas de Faria Rios, Bibliotecário da Univag

“A Minha Biblioteca abrange áreas do conhecimento que outras não abrangem. Com conteúdo de qualidade, contribui para ampliar as fontes de informação e é fácil para acessar.” – Edynea Scurachio, Bibliotecária do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior

“Adequação ao instrumento de avaliação do MEC, acesso a recursos informacionais digitais, além de acesso simultâneo aos conteúdos, acervo 100% em português e atualizado.” – Anderson Avila Piassarollo, bibliotecário da UFGD

Faça parte desta história

Prezando sempre pela inovação e eficiência de nossos serviços, a plataforma Minha Biblioteca vem transformando a vida de diversos estudantes, profissionais e instituições por todo o país e tornando a educação mais efetiva e acessível.

Garantimos que, depois de conferir os benefícios que a Minha Biblioteca oferece, você não vai querer perder a oportunidade de nos conhecer.

Para saber mais sobre nossos serviços, acesse o nosso site ou fale conosco.

Gostou deste conteúdo? Confira mais conteúdos sobre educação em nosso blog