melhores livros de direito

Melhores livros de Direito para os estudantes no primeiro ano da graduação

Contar com os melhores livros de Direito é o que os estudantes do primeiro ano da graduação esperam ao entrar em uma instituição de ensino. Mas, não só isso.

Pesquisadores e profissionais esperam ter acesso aos melhores livros de Direito para poderem atuar de forma satisfatória ao longo da carreira.

Direito é o curso que estuda a aplicação das normas jurídicas vigentes no país. Elas surgiram como forma de organização das relações das pessoas na sociedade.

Por isso, os alunos do começo da graduação estudam as disciplinas introdutórias para entenderem, desde o início, como funciona o ordenamento jurídico nacional.

A importância das disciplinas introdutórias no curso de Direito

São as disciplinas introdutórias que darão a base teórica a ser utilizada como parâmetro nas disciplinas práticas e nos estágios e atividades extracurriculares.

Para saber quais são os melhores livros de Direito, os alunos precisam entender quais as principais matérias introdutórias que farão parte do curso.

Elas ajudarão os estudantes a compreenderem melhor a aplicação das normas jurídicas, de que forma funciona o sistema e outros temas importantes para a carreira.

Vale lembrar que cada instituição de ensino tem a sua própria grade curricular e que as matérias podem ter nomes diferentes de acordo com o planejamento de cada universidade.

Quais são as principais matérias do começo da graduação de Direito?

Diversas são as matérias que os alunos terão contato no primeiro ano da graduação. Veja abaixo as principais matérias do início do curso de Direito:

Ciência Política e Teoria Geral do Estado: estuda o que é o Estado, desde a origem até os dias atuais. Serve para entender as funções do Estado e como ele se organiza para estabelecer parâmetros de comportamentos sociais.

Direito Civil: são estudadas as pessoas física e jurídica, o que são bens para o Direito, o que é direito privado e noções básicas sobre responsabilidade civil.

Direito Constitucional: analisa a Constituição Federal, o documento normativo hierarquicamente superior a todos os outros que fundamenta as demais normas do ordenamento jurídico.

História do Direito: estuda desde o surgimento até a evolução e aplicação da matéria na atualidade.

Linguagem jurídica: apresenta noções de linguagem forense, jurisprudencial, doutrinária e contratual que serão usadas em peças judiciais, contratos, citações e outros instrumentos do mundo jurídico.

Quais são os melhores livros de Direito para o primeiro ano?

Como você pode imaginar, a bibliografia básica do primeiro ano do curso de Direito é bem extensa e composta por inúmeras obras.

Separamos abaixo 3 livros que serão muito úteis, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais da área de Direito:

Direito constitucional e direitos humanos, 1ª edição, de Fábio Tavares Sobreira: a obra apresenta com clareza e objetividade, os principais fundamentos de cada disciplina. Há também questões selecionadas que ilustram, ao final de cada capítulo, a sólida base teórica desenvolvida.

Direito civil: responsabilidade civil, 1ª edição, de Bruno Nubens Barbosa Miragem: a obra pretende ser útil na correta sistematização dos fundamentos da responsabilidade civil, além de inspirar e estimular a atenção e estudo do tema, bem como a solução de questões difíceis que envolvem a disciplina.

Curso de teoria geral do estado: fundamento do direito constitucional positivo, 1ª edição, de Kleber Couto Pinto. Partindo da distinção entre Teoria Geral do Estado (TGE) e Ciência Política, optou-se por uma abordagem mais próxima ao primeiro campo do saber, aproveitando, de forma original, a oportunidade de estudar a TGE como fundamento de todo o Direito Constitucional Positivo.

Conheça o Catálogo Jurídico da Minha Biblioteca

Criado para incentivar a educação continuada, o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca oferece catálogos segmentados com os principais ebooks técnicos, acadêmicos e científicos divididos em 6 áreas do conhecimento.

Com o Clube Minha Biblioteca estudantes, professores, pesquisadores e profissionais tiram o máximo proveito da melhor plataforma online de livros digitais com recursos que facilitam a leitura e o aprendizado como marcadores de página, realce de texto, busca por palavra-chave e leitura em voz alta.

Venha para o Clube Minha Biblioteca e conheça os catálogos disponíveis para assinatura que vão ajudar você a desenvolver novas habilidades e se destacar no mercado. O catálogo jurídico possui mais de 2.800 títulos que podem ser acessados através de qualquer dispositivo conectado à Internet, onde e quando você quiser.

Se você está em busca de um acervo virtual atualizado e quer facilidade e praticidade de acesso, conheça o Clube Assinatura da Minha Biblioteca.

Baixe agora nosso e-book e saiba como montar um acervo de livros jurídicos em sua empresa.