matemática financeira

Conheça a importância do livro “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada”

Muito mais do que apenas a teoria ensinada nos livros, a matemática financeira está diretamente ligada à gestão do uso do dinheiro, tanto pessoalmente, quanto nos negócios.

Saber como o dinheiro se comporta é uma das funções da matemática financeira e ter conhecimento sobre isto facilita a vida das pessoas com mais controle e planejamento.

Entre as diversas obras existentes sobre o tema, “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada”, de Abelardo de Lima Puccini, é um dos livros de matemática mais procurados pelos alunos de vários cursos de exatas.

Os estudantes de administração, ciências contábeis, economia, engenharia e outras carreiras têm nesta obra uma das principais bases de consulta durante a graduação.

Leia também: Quais os principais livros de matemática para concursos? Confira tudo!

Qual a importância da matemática financeira?

A matemática financeira pode ser definida como a área de aplicação prática da matemática, que consiste em cálculos direcionados à melhor organização e ao maior controle do dinheiro.

No mundo corporativo, a matemática financeira ajuda a compreender melhor a forma de atuação do dinheiro e das finanças. Assim, para que um negócio tenha sucesso e cresça de maneira sustentável, é preciso implementar a matemática financeira no dia a dia.

Entre as tarefas de rotina de um empreendedor relacionadas à matemática financeira, está o fluxo de caixa. Com ele, é possível saber o que entra e o que sai da empresa e, como consequência, fazer projeções de crescimento e investimentos.

Leia também: Livros digitais: desenvolvendo seus conhecimentos em exatas

Saiba mais sobre o livro “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada”

Escrito por Abelardo de Lima Puccini, “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada” é considerado um clássico da literatura sobre matemática e já está em sua 10ª edição.

O livro enfatiza o aspecto prático e apresenta os conceitos por meio de exemplos resolvidos pela calculadora HP 12C e pela planilha Excel.

Os conhecimentos adquiridos neste livro permitem a solução de problemas que envolvem o manuseio de qualquer fluxo de caixa, independentemente do grau de complexidade. Essa especificidade faz da obra uma referência no meio acadêmico e em concursos públicos de relevantes instituições do governo.

A maioria dos livros de Matemática Financeira tende a apresentar a matéria com uma simbologia complexa e com o desenvolvimento de fórmulas para cada situação específica, criando, assim, um mito de dificuldade para seu aprendizado. Já a obra “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada” traz um enfoque simples e prático.

Quem é Abelardo de Lima Puccini?

O autor de “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada” é Mestre em Engenharia Econômica pela Universidade de Stanford, na Califórnia, e Engenheiro Civil pela PUC/RJ. Foi professor associado do Departamento de Engenharia Industrial e do Rio Datacentro da PUC/RJ, em regime de tempo integral.

Exerceu diversas funções executivas na área financeira de empresas do governo (BNDES, Vale do Rio Doce e Nuclebrás). No sistema Petrobras, realizou as funções de Diretor Financeiro da Petrobras Distribuidora e de Presidente da Liquigás Distribuidora.

Na área privada, atuou como Diretor Financeiro da Aracruz Celulose, Superintendente Geral da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Diretor Financeiro das Casas Sendas e Presidente do Grupo Supergasbrás.

Atualmente, cumpre a função de Consultor Financeiro de várias empresas privadas. Além disso, leciona Matemática Financeira e Análise de Investimentos em programas de pós-graduação de diversas instituições de ensino, do governo e da área privada.

Catálogo de ebooks de exatas

O livro “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada” e mais de 3,5 mil obras estão disponíveis no catálogo de exatas do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca.

Criado para facilitar o acesso a conteúdos de qualidade, o Clube oferece diversas obras reconhecidas no meio acadêmico com praticidade, navegação intuitiva e um valor acessível.

Os estudantes dos cursos de exatas têm à disposição um acervo segmentado de ebooks contemplando os livros de matemática financeira.

Saiba mais sobre o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca

Com funcionalidades como busca por palavra-chave e realce de cor durante a leitura, as obras do Clube de Assinatura da Minha Biblioteca estão disponíveis 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Basta ter um dispositivo com acesso à internet que os livros já podem ser consultados.

Se você está em busca de informações sobre o livro “Matemática Financeira – Objetiva e Aplicada” e demais títulos da área, acesse agora o Clube de Assinatura da Minha Biblioteca e veja mais benefícios de assinar o Catálogo de Exatas.

Baixe nosso material e saiba como o MEC avalia a implementação de biblioteca digital nas instituições de ensino superior.